Embu das Artes debaterá Plano Municipal de Saneamento

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 12/06/2011

O Governo da Cidade de Embu das Artes está iniciando o processo de discussão pública do novo Plano Municipal de Saneamento, que envolve a possível renovação do contrato com a Sabesp por mais um período de 30 anos. A empresa de saneamento controlada pelo governo do Estado tem a concessão dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto do município desde 1975.

A Audiência Pública já está marcada para o dia 16 de junho, às 19 horas, na Câmara Municipal. Além de tratar da renovação contratual, a plenária aberta à população debaterá dois Projetos de Lei: o referente ao Plano Municipal de Saneamento e o que trata do convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para o compartilhamento no fornecimento dos serviços de saneamento.

A Sabesp propõe investir em Embu recursos da ordem de R$ 270 milhões até 2041, dos quais R$ 145 milhões seriam especificamente aplicados em esgotamento sanitário. Seguindo as diretrizes do governo municipal, o plano traçado pela companhia prevê ainda que até 2018 o município disponha de maior cobertura de rede de esgoto, ampliando a coleta para 90% e o tratamento para 100%, do total de 72.205 domicílios (IBGE, 2010). “Até 2018 poderemos resolver oitenta por cento do problema de saneamento da nossa cidade”, afirmou o prefeito em reunião com vereadores e representantes da Sabesp ontem (1º/6), em seu gabinete.

“A ideia desse plano de investimentos é não só resolvermos os problemas pontuais, que são muitos, mas pensarmos também no macroplano de saneamento da nossa cidade, que cidade queremos ter para os próximos trinta anos nessa área de saneamento básico”, salientou Chico Brito.

Esses problemas, tais como falta d’água, vazamentos, buracos no asfalto abertos por empresa terceirizada da Sabesp, foram documentados em relatório entregue pelo prefeito embuense à presidente da empresa, Dilma Pena. No encontro realizado no início de maio, a executiva garantiu providências.

A prioridade da empresa de saneamento são as obras do coletor-tronco Pirajussara, que atende a região mais populosa do município, a leste, onde estão bairros como os jardins Santo Eduardo, Dom José, Santa Emília, Independência, da Luz, Ângela e Batista. De acordo com o superintende Regional Sul da Sabesp, Roberval Tavares, esta é “a principal obra de saneamento de Embu das Artes”. A construção do coletor está em andamento, no trecho do córrego em Taboão da Serra.

Maria Regina Teixeira

Comentários