População de Embu lota Câmara para pedir mudança de nome da cidade

Por Outro autor | 26/11/2009

Embu das Artes todo mundo quer. O grito ecoou no plenário da Câmara Municipal de Embu nesta quarta-feira, 25, durante a solenidade de apresentação do Comitê Pró-Plebiscito que vai realizar a campanha em defesa da oficialização do nome Embu das Artes. A iniciativa do prefeito Chico Brito vai de encontro aos anseios da população da cidade que já é chamada por esse nome apesar de nas placas, mapas e documentos oficiais constar apenas o nome Embu. A noite foi considerada histórica pelas autoridades e lideranças presentes.

Moradores de várias partes lotaram a Câmara Municipal da cidade em apoio à mudança do nome do Município. O slogan do movimento: Todo mundo quer estava estampado nas camisetas de dezenas de moradores da cidade. O ato na Câmara também serviu para marcar o início da coleta das assinaturas para o abaixo assinado que deve ter 1% do eleitorado, ou 1.800 nomes. Depois do abaixo assinado a Câmara deve aprovar um projeto autorizando a mudança, que em seguida será encaminhado ao TRE que vai realizar uma consulta popular.

O prefeito Chico Brito, o ex-prefeitos Annis Neme e Geraldo Cruz, o vice-prefeito Natinha, vários secretários municipais, ex-vereadores e representantes de partidos, participaram da solenidade na Câmara.

O ponta pé inicial para a oficialização da mudança de nome foi dado pelo prefeito Chico Brito. Ele sensibilizou os deputados estaduais sobre a importância da inclusão do nome das Artes na cidade. Os deputados aprovaram emenda à Constituição Estadual  visando permitir a mudança. Eles perceberam que outros municípios também tinham interesse de corrigir o nome.

“O objetivo é oficializar Embu das Artes, não ser mais apelido. O nome é Embu, mas o sobrenome é das Artes. As pessoas falam Embu das Artes, queremos tornar isso oficial. Não queremos mudar nem alterar, queremos oficializar”, sustentou.

O prefeito defendeu que a idéia de oficializar o nome da cidade como Embu das Artes tem haver  com a autoestima  da pessoa. Ele disse que Embu não é mais periferia de São Paulo. É uma cidade que tem identidade e lembrou o Slogan dos 50 anos: Embu cada dia Melhor.

Chico Brito lembrou que até 2001 Embu era uma cidade dividida e a população da periferia não conhecia a região central. De lá para cá esse fato mudou e, agora, a meta é levar aos bairros da periferia o mesmo projeto paisagístico que predomina na região central.

 “Nós queremos que o povo da nossa cidade tenha orgulho de falar: eu moro em Embu das Artes. É por isso que nós trabalhamos 24 horas para que essa cidade seja melhor para se viver”, completou.

Para o presidente da Câmara, Silvino Bonfim a noite foi histórica para cidade. “A mudança é um desejo de todos”, defendeu.

O secretário de governo de Embu, Paulo Gianini disse que o município é conhecido mundialmente como Embu das Artes, mas oficialmente tem o título de Estância Turísticas. Esse problema acaba gerando dúvida em quem visita a cidade. “Há muitos relatos de pessoas que vão para o Embu Guaçu quando deveriam vir para cá. Nas placas dos veículos e de sinalização só consta Embu”, lembrou.

As três primeiras assinaturas coletas foram do primeiro prefeito e emancipador Annis Neme, do presidente da Câmara, Silvino Bonfim e do prefeito Chico Brito. E seguida os integrantes do Comitê também assinaram as listas que deve ter nome e título de eleitor. A expectativa é de que as assinaturas seja coletadas e entregues na Câmara Municipal no dia 9 de dezembro.

Texto: Cris França e Sandra Pereira

embu.jpg

embu1.jpg

embu2.jpg

embu3.jpg

embu4.jpg

embu5.jpg

Comentários