Crianças da rede municipal recebem kit de livros do Ziraldo

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 16/05/2011

Cumprindo mais um compromisso, o prefeito Chico Brito fez a entrega de mais de mil kits de materiais escolares apenas na manhã desta quarta-feira, 11/5, nas escolas municipais Maria Josefina de A. C. Azteca e a Rosa Cirelli Santos.

Esse ano, além do material de qualidade, os estudantes do 1º ao 9º ano, além de crianças de 4 e 5 anos, receberão um kit composto por oito livros, do projeto Planeta Leitura – Ziraldo e Seus amigos, de literatura infantil, sendo um deles em espanhol. Esses livros serão entregues com o objetivo de estimular a leitura não apenas entre as crianças, mas também entre os adultos.

Chico Brito destacou que o papel da escola vai além de ensinar, mas tem um papel importante na formação do “cidadão do futuro” formando pessoas preparadas para o mercado de trabalho e para agir em prol da comunidade. “Educação é para ensinar pessoas a quererem o bem umas das outras é para formar homens e mulheres de bem do futuro”, disse.

O deputado estadual, Geraldo Cruz, esteve presente no evento, parabenizou o prefeito Chico Brito pelo trabalho que vem desenvolvendo para melhorar a educação na cidade e que isso é importante por “trazer condições para que as crianças possam aprender e ficarem bem preparadas para o mercado de trabalho”.

Elizângela Aparecida de Almeida, ex-aluna da escola Azteca e mãe de aluna, lembrou que em sua época não havia entrega de material, mas que sua filha, de nove anos de idade, entrou na escola recebendo o material completo. “Muitas vezes os pais não têm condições de comprar e quantas crianças poderiam deixar de ir a escola com vergonha de não ter um lápis ou um uniforme. Eu acho muito importante ainda mais agora com o livro em espanhol que incentiva as crianças a aprenderem outra língua”.

Na escola Azteca, o prefeito anunciou que no dia 6 de junho será iniciada a reforma e ampliação da escola que contará com mais seis salas de aulas, ampliando o atendimento para os moradores da região.

Posse de diretores

Durante a cerimônia de entrega dos kits de material escolar, foi realizada a posse das diretoras eleitas pelo conselho de educação, composto por pais e familiares de estudantes, além de representantes da Secretaria de Educação, para ficarem no cargo por dois anos.

As eleições ocorreram entre os dias 1º e 28 de abril em 11 escolas municipais. Elas ocorrem sempre quando há cargos vagos. Essa é uma forma de incentivar a participação da comunidade na administração escolar e reforça a participação democrática popular, marca do governo municipal.

Fátima Beatriz assumiu como a nova diretora da Escola Municipal Azteca, substituindo a professora Vera Lúcia de Moraes Costa, que se aposentou. Já Cristina Villa continua como diretora da Escola Municipal Rosa Cirelli Santos por dois anos.

“Diretor de escola tem que ter três características: a primeira é implantar o projeto pedagógico; a segunda é coordenar bem a equipe e a principal, ter carinho pelos pais e alunos”, declarou Chico Brito.

Para Jussimeire Custódia Silva, mãe de aluna de 4 anos da escola Rosa Cirelli Santos, o fato de escolher a diretora é importante “para eleger uma pessoa em que confiamos no trabalho e sabemos que vai cuidar bem da educação de nossos filhos”.

Nas entregas também esteve presente a vereadora Maria Cleuza Gomes (Ná).

Júlio Marcondes

 

Comentários