Polêmica domina sessão na câmara de Embu

A passividade habitual da Câmara de Embu das Artes deu espaço a uma polêmica nesta quarta-feira (11). Os vereadores Carlos Pires, Luiz do Depósito, Ná e Silvino Bonfim criticaram na tribuna frases atribuídas ao prefeito Chico Brito, em uma carta encaminhada aos gabinetes pelo ambientalista professor Antônio Luiz Cagnin, na qual ele relata que o prefeito teria dito numa das audiências públicas de revisão do Plano Diretor "tenho 100% dos vereadores da câmara em minhas mãos, até os da oposição" e ainda aponta, "os vereadores vão votar, unânimes, pela aprovação do projeto, como aconteceu com o corredor empresarial do Jardim Tomé, com as moradias do Parque Pirajuçara e outros. Nem um vai ousar ir contra suas determinações [do prefeito]".

O primeiro a comentar o tema foi o vereador Carlos Pires. Ele se mostrou indignado com as afirmações contidas na carta e disse que os vereadores precisam dar uma resposta ao povo já que em 2012 irão às ruas pedir voto para retornar à câmara municipal da cidade.

“Os vereadores não são cordeirinhos do prefeito. Não tenho medo de vir aqui e falar o que eu penso. O ano que vem vamos encarar os moradores que vão jogar na nossa cara todas as nossas omissões”, afirmou o vereador Carlos Pires. “Ninguém vem pautar os vereadores se for para o mandato ser pautado prefiro ficar em casa. A mesma câmara que aprova projeto, também diz revoga se não for vontade dos moradores, é para isso que somos os legisladores”, observou.

Luiz do Depósito afirmou que quando precisar votar não, ele vai votar. “Essa falha a gente não paga, porque não somos coniventes. Nunca essa casa votou projeto impopular, sempre se posicionou defendendo interesse público, benfeitoria de toda a cidade”, argumentou.

A vereadora Maria Cleuza Gomes (Ná) ressaltou que em nenhum momento foi coagida pelo prefeito a votar a favor em nenhum projeto e que tem personalidade para votar ou não no projeto apresentado na Câmara. “Essas palavras me incomodam muito. Se tiver que votar não, voto não”, disse.

Segundo o presidente da casa e vereador Silvino Bonfim, os vereadores não estão na mão do prefeito, votam não em defesa do governo, mas da população. "Não me envergonho dessa câmara e nem dos vereadores pelo posicionamento”, afirmou.

O fato provocou surpresa porque os vereadores de Embu são os mais passivos da região.

Na mesma sessão eles criticaram a atuação da secretária de Saúde da cidade, Sandra Magali. A critica foi direcionada devido à troca de um médico. “Tirar o médico que trabalha a 10 anos no local, não tem explicação. Além de tirar o médico, o salário é reduzido pela metade. Por isso a saúde está ficando pior. Não é o governo, e sim ela [a secretária] que age assim. O caso precisa ser revisto”, comentou o vereador Pastor Edgardo.

Até o fechamento da matéria a reportagem não conseguiu contato com o prefeito Chico Brito. Ele será procurado nesta quinta-feira (12) pela nossa reportagem para repercutir o assunto.

Comentários