Feriado da Consciência Negra no Taboão só para servidores públicos e quem trabalha fora da cidade

Por Sandra Pereira | 20/11/2009

Apesar de Taboão da Serra ser a única cidade da região que não adotou o feriado do Dia da Consciência Negra, os moradores que trabalham fora da cidade vão aproveitar o feriado prolongado. Os funcionários públicos municipais também, já que a data é ponto facultativo. Para os moradores que não são funcionários públicos e  trabalham nas empresas de Taboão o dia de hoje será de trabalho normal.


Nas ruas o assunto é tratado com frequência, sempre rodeado de muitas dúvidas e questionamentos sobre as razões para a cidade não determinar o feriado como as demais já fizeram.


A explicação oficial indica que a cidade tem direito a dois feriados municipais, e, portanto, não poderia decretar um terceiro. Daí a razão para o ponto facultativo que beneficia apenas os servidores municipais.


“A gente fica vendo as outras pessoas planejando o feriado e acaba ficando chateado de ter que trabalhar”, reclama a vendedora Angela Maria Santana, 27 anos, moradora do Jardim Salete.


Enquanto as amigas dela que trabalham em São Paulo falavam sobre os preparativos para o feriado prolongado ela reclamava por ter que trabalhar normalmente. Elas se programaram para passar o feriado na praia, na casa de amigos. “Acho que Taboão devia encontrar um jeito de decretar o feriado também. Todas as cidades daqui já fizeram isso”, afirma.


Assim como as amigas de Angela muitos moradores de Taboão devem aproveitar o feriado para viajar.


Independente do feriado, Taboão, Embu e Itapecerica da Serra prepararam uma vasta programação repleta de atividades culturais, palestras e ações de saúde para marcar o Dia da Consciência Negra.

Comentários