PT de Itapecerica reúne líderes regionais

Por Sandra Pereira | 1/05/2011

O modo petista de legislar e a missão do vereador foram os temas centrais do encontro realizado neste sábado (30) em Itapecerica da Serra pelo Partido dos Trabalhadores. As principais lideranças do partido na região debateram o fortalecimento do PT com vistas à eleição municipal de 2012.  Os militantes presentes se mostraram favoráveis ao nome de José Maria para a disputa majoritária da cidade.

Participaram do encontro o presidente da Macrorregião de Osasco, Valdir Roque, o deputado estadual, Geraldo Cruz, o  presidente da Aversud, vereador de Taboão, Wagner Eckstein, o secretário de finanças do PT estadual, Irineu Casemiro e o prefeito Jorge Costa. O encontro foi organizado pelo vereador e presidente do PT de Itapecerica, José Maria Rosa.

“Estamos nos preparando para trazer para Itapecerica o jeito petista de governar. Já começamos implantando o jeito petista de legislar”, antecipou o deputado estadual Geraldo Cruz, defendendo a candidatura de José Maria na cidade.

O deputado chegou a propor em Itapecerica a parceria entre o PT e o PMBD como ocorre no governo federal. Ele falou também das dificuldades na Assembleia e da manobras constantes na casa, como a que evitou a abertura da CPI dos pedágios.

Para Geraldo Cruz o modo petista de governar está fundamentado na transparência pública, por isso o PT criou o orçamento participativo. O deputado disse que é preciso informar a população e discutir a aplicação dos recursos, a fim de garantir transparência e apoio popular.

Entre os temas abordados no encontro destacam-se a fidelidade partidária, reforma política,  os debates de conjuntura e a eleição municipal de 2012.

O modo petista de legislar, segundo o vereador Wagner Eckstein possuiu pontos essenciais, mas não se pode perder de vista a ideologia partidária. “O legislador do PT tem que ter um mandato popular, presente, gerando conhecimento e informação para a população. Somos um  partido ideológico, representamos o trabalho dentro da sociedade capitalista. Dentro do parlamento o vereador tem lado, representa os trabalhadores”, observou.

O secretário do PT, Irineu Casemiro, reforçou as diferenças de postura entre os legisladores do PT e dos demais partidos. Ele falou sobre o fortalecimento do partido e se posicionou contrário aos filiados que votam em candidatos de outros partidos. “Tem que pedir para sair”, declarou.

O presidente da Macrorregião de Osasco, Valdir Roque, falou do sentimento de orgulho do povo brasileiro conquistado por meio do governo Lula e fortalecido pelo governo Dilma. “Temos um partido e um presidente que nos encheu de orgulho e ex-presidente que marcou a nossa história”, ponderou.

Ele apresentou um balanço positivo do crescimento do partido e falou dos desafios que se apresentam para os próximos anos. “A política muda a vida das pessoas tem picareta, tem bandidos, mas tem gente muito boa que nos enche de orgulho”, disse.

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, criticou o governo do PSDB que não atende as cidades e mesmo quando atende e firma os convênios não faz os repasses acordados. “Eu nem perco mais tempo indo ao governo do Estado. Cansei de não ser recebido, e mesmo quando era não acontecia nada”, desabafou.

Em contrapartida o prefeito elogiou a atuação do governo federal que vem priorizando o repasse de recursos aos municípios para investir em obras de infraestrutura, em moradia, educação e saúde. “Fico satisfeito quando vou ao governo federal com o chapéu na mão e sou bem atendido”, disse.
 

Comentários