12 mil atendidos no Esporte Cidadão de Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 29/04/2011

Durante toda terça-feira, 19/4, a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Embu das Artes recebeu as inscrições para o preenchimento das vagas do projeto Esporte Cidadão, que oferece gratuitamente para toda a população 29 modalidades, em 35 praças de esporte espalhadas pelo município. No total, a secretaria recebeu 2.659 inscrições, sendo que 446 pessoas ficaram na lista de espera. Com esse número, o projeto agora atenderá derca de 12 mil pessoas.

As modalidades mais procuradas foram: futebol, futsal e voleibol. O Ginásio Municipal Hermínio Espósito, no centro, Ginásio Valdelice Prass, no Parque Pirajuçara, e o Ginásio José Anacleto, no Jardim Santa Tereza, foram os locais que receberam mais inscrições. Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, grande parte dos interessados em participar do projeto tem idades entre 6 a 17 anos.

O Esporte Cidadão é uma oportunidade para aquelas pessoas interessadas em praticar alguma atividade física, como é o caso da moradora Joelma Garcia, 33, moradora do Jardim Mascarenhas.

“Me inscrevi para fazer futsal e ginástica localizada e acho o projeto muito bom, principalmente para a melhoria da qualidade de vida e para minha saúde” – elogiou Joelma. “Eu acho perfeito, é uma iniciativa muito boa porque dá oportunidade aos jovens” - opinou Vilma Ribeiro, 21, moradora do Parque Industrial, que foi até o Ginásio Valdelice para fazer inscrição do seu primo Gustavo, de 11 anos, na modalidade kickboxing.

Confira os mais depoimentos dos munícipes sobre o Esporte Cidadão

“Um projeto desse é muito importante, pois há pessoas que não têm o que fazer durante seu tempo de folga ou não têm condições financeiras de pagar e o Esporte Cidadão dá essa possibilidade as pessoas” - Jéssica Alves da Costa, 19, residente no centro de Embu das Artes.

“Vou fazer kickboxing e acredito que é um projeto muito bacana, mas acho que deveriam ter mais vagas nos núcleos para as modalidades de luta”. Apesar disso, é uma ação muito importante e também tira as crianças da rua - Roger Santos, 24, morador do Jardim São Marcos.

Sobre o projeto

Implantado em 2009, o Esporte Cidadão oferece desde a recreação e iniciação desportiva até o esporte de rendimento. Participam crianças (a partir de 6 anos), adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência. Esportes tradicionais estão nas quadras e campos, do futebol ao atletismo. A novidade está em modalidades inéditas, como a esgrima, o kickboxing e a luta olímpica, que tiveram grande procura. Novas modalidades também foram incorporadas ao projeto em 2010, como tênis de campo e Jiu-Jitsu, tudo feito para a cidade ter o esporte como política pública de inclusão social, educação e cidadania.


Brunno Rocha

Comentários