Jornal Na Net

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Conisud visa resolução de problemas na região

Karen Santiago | Atualizado em: 28/04/2011 00:00:00
seminario

Karen SantiagoGeraldo Cruz discursa observado pelos prefeitos, Chico Brito, Evilásio Farias e Jorge Costa

Com intuito de unir vários setores da sociedade civil a fim de somar esforços com o poder público visando à resolução de problemas comuns nas cidades de Taboão, Embu das Artes, Itapecerica, São Lourenço, Juquitiba e Embu-Guaçu que fazem parte do Consórcio dos Municípios da Região Sudoeste de São Paulo (Conisud), o prefeito de Embu e presidente do consórcio, Chico Brito recebeu nesta quinta-feira, dia 28 de abril, prefeitos, secretários e vereadores das cidades que se reuniram em um Seminário de Políticas de Desenvolvimento Regional.

Avançando na articulação conjunta de ações e na implantação de políticas públicas para enfrentar problemas e buscar soluções, o encontro objetiva a formação de Câmaras Técnicas, que serão compostas por representantes da sociedade civil e do poder público. O seminário tratou de projetos nas áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente: Saneamento e Resíduos Sólidos, temas debatidos durante divisão de cada grupo.

Otimista com a formação das Câmaras Técnicas, Chico Brito acredita que elas serão um importante e permanente fórum de debates, articulação estratégica e elaboração de projetos e políticas públicas em prol do desenvolvimento regional. “As câmaras servirão de instrumentos para a solução dos problemas regionais, porque não existe solução individual e sim de forma coletiva. Quando melhora a saúde em uma cidade, os moradores vão prá lá, segurança também é assim”, avalia.

Para ele, o serviço precisa ser municipalizado. “Com a criação das câmaras técnicas vamos dar um salto qualificativo para resolver os problemas regionais, com políticas públicas de qualidade para a população”, finalizou.

A câmara técnica irá debater o desenvolvimento econômico da região que terá uma missão no mínimo grandiosa: encontrar alternativas para fortalecer o desenvolvimento da região, superando as imposições e restrições estabelecidas para as áreas de mananciais.

O Deputado Estadual, Geraldo Cruz, salientou que a cidade vive um momento histórico. “Está é a 1a vez que estamos colocando sociedade civil na mesa. Acredito que a região tem um potencial muito grande, só não cresce com indústrias por ser área de manancial. Estou otimista com esse desenvolvimento da região”, pontuou.

Wagner Eckstein, presidente da Aversud e vereador de Taboão lembrou que o trabalho de forma unificada do poder público trouxe para a cidade a Universidade Federal e também a implantação do Samu regional para as cidades que não possuíam o serviço.

Atualmente a região tem várias lutas regionais em andamento. Entre elas estão à conquista do campus da Unifesp no Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, a usina de reciclagem e compostagem dos resíduos sólidos, a ampliação de leitos do Hospital Geral do Pirajuçara e o Samu Regional.

Compareceram no seminário, os prefeitos de Itapecerica, Jorge Costa, Taboão, Evilásio Farias, Juquitiba, Cida Maschio secretários municipais e vereadores das seis cidades.

vanoir koehler

Parabens, por esse grande passo, e parabens prefeito Chico Brito por assumir a presidencia do consórcio isso demonstra que o senhor e seus pares tem uma leitura correta do grande momento consorcial que vivemos no Brasil, e temos muita esperiencia no que diz respeito as camaras setoriais, pois a primeira camara setorial do meio ambiente apresentada em Brasilia já com regimento foi a do nosso consórcio Vale do Jacui. hoje administro dois consorcios, totalizando 950 mil pessoas divididas em 46 municipios, onde tem municipio com 300 mil habitantes e municipios com 2 mil habitantes, só o consórcio bem administrado dá a respostas que os municipes querem e eleva a liderança dos politicos que tem visão administrativas. para problemas diferentes soluções diferentes para problemas comuns CONSÓRCIO ABERTO EM CAMARAS SETORIAIS. PARABENS.

Adicionar comentário

Aviso: No momento do cadastro são capturadas informações que possibilitam a identificação individual do usuário e de seu computador

13/05/2012

Ouvidor- geral de Taboão convoca audiência pública

Com a finalidade de discutir o papel da Ouvidoria-Geral do município e divulgar o balanço das...

banner_unisa.gif Maxima_1 Miranda
Miranda Miranda Miranda Miranda banner_nop banner_nop emaq3b.jpg emaq3b.jpg
aman

emaq3b.jpg Maxima_1

Facebook     Twitter   

Jornal na Net
As matérias do site são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.