15 mil assistiram Paixão de Cristo em Taboão

Por Sandra Pereira | 23/04/2011

A 55ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra emocionou os moradores e visitantes que vieram prestigiar a maior e mais tradicional encenação da Paixão da região. A organização do evento estima que 15 pessoas participaram da encenação nesta sexta-feira, 22. A encenação contou em detalhes a emocionante história de Jesus Cristo, que após mostrar ao mundo a imensidão do seu amor por meio de milagres e pregações que atraiam multidões foi crucificado e ressuscitou ao  terceiro dia como havia dito aos seus discípulos.

A encenação da Paixão de Cristo acontece em Taboão antes da emancipação da cidade. É o evento maior e mais tradicional do município. Por essa razão a expectativa em torno dele é grande. Esse ano as novidades foram o palco maior e com dois acessos facilitando a interação com o público, cenários novos, figurino, som e iluminação mais profissional. Ao todo 120 atores e figurantes se revezaram na apresentação dos momentos mais marcantes da história de Jesus. O ator Heric Alvarez, que atua há sete anos na Paixão foi o Cristo pela primeira vez.

cristo1

Jesus reparte o pão para a última ceia com os discípulos


A encenação da Paixão de Cristo começou no Parque das Hortênsias. No grande palco montado no local artistas voluntários da comunidade retrataram os momentos mais emocionantes da trajetória de Jesus Cristo na Terra vivendo como homem. Nas cenas bem construídas o público viu passagens como a tentação de Jesus no deserto, a expulsão dos mercadores do tempo, o perdão a Maria Madalena, a cerimônia do lava pés, a última ceia, a traição de Judas, a prisão e condenação de Jesus.

Após Jesus ser flagelado pelos soldados romanos e tomar a cruz os artistas arrastaram a multidão de fiéis saindo do Parque das Hortênsias em direção ao Morro do Cristo. No trajeto que passou por várias ruas do centro de Taboão Jesus foi chicoteado pelos soldados, humilhado e por várias vezes encontrou com sua mãe Maria e a Maria Madalena, a pecadora que ele havia salvo das pedradas por ter sido acusada de adultério.

cristo3

Jesus foi preso pelos soldados romanos e levado para julgamento

No Morro do Cristo uma multidão esperava a chegada de Cristo. Carregando a pesada Cruz que simbolicamente representa o peso dos pecados da humanidade Jesus subiu ao monte onde viveu os últimos instantes de sua vida e partiu para o Pai após a crucificação.

cristo4

Começa a dor e o flagelo no caminho do calvário sob a chicotadas dos soldados de roma

Os artistas conseguiram mostrar todas as humilhações que Jesus sofreu momentos antes de entregar sua alma ao Pai e dar o último suspiro de sua vida terrena. Ele foi crucificado com dois ladrões e prometeu a um deles que creu no Messias estar no mesmo dia ao seu lado no paraíso. Depois de ser morto Jesus foi limpo, envolvido em um pano branco e sepultado. Três dias depois ele ressuscitou triunfante depois de vencer a morte, seu último desafio como homem.

Antes da ressurreição de Jesus o público assistiu as cenas de arrependimento tardio de Judas Escariote depois entregar o salvador mundo para ser morto. Atormentado ele se enforcou numa árvore.

Uma grandiosa queima de fogos marcou o fim do comovente espetáculo. A palavra paz apareceu escrita em chamas numa espécie de painel. Entre lágrimas, gritos e alegria o elenco da Paixão comemorava o sucesso da encenação de 2011. Segundo o monselhor Aguinaldo a encenação foi uma das mais emocionantes dos 21 anos em que ele está a frente da organização do espetáculo.

cristo5

Final do espetáculo aconteceu em grande estilo no Morro do Cristo


Comentários