Governo Serra anuncia vinda do Corpo de Bombeiros para Taboão sem convidar prefeitura da cidade

Por Sandra Pereira | 16/11/2009

A luta de Taboão da Serra para garantir a construção de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade não é recente. Na última semana, quando o  chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Aluisio Nunes, fez o anúncio esperado há vários anos, de que o Governo do Estado vai construir uma sede do Corpo de Bombeiros em Taboão, a notícia foi amplamente comemorada, especialmente pelos personagens que marcaram a luta pela vinda da corporação.


Entretanto, a atitude do governo tucano de deixar de fora da solenidade a prefeitura da cidade rendeu críticas e causou estranheza. Já que a administração municipal teve papel relevante na conquista e não foi mera coadjuvante  no processo. A postura do governo tucano reforçou as críticas feitas pelas prefeituras da região sobre a falta de diálogo com o governo estadual.


Na reunião que contou apenas com a presença de políticos ligados ao Governo do Estado e à Câmara Municipal de Vereadores, Aluisio afirmou que a obra deve começar ainda neste ano e a expectativa é que a construção tenha início no primeiro semestre de 2010. “Soubemos da notícia pela imprensa”, admitiu a assessoria de imprensa da prefeitura de Taboão.

A luta para que o município tenha seu próprio quartel é antiga. Uma parceria feita em 2007 entre a Associação das Indústrias do Sudoeste de São Paulo (Aissp),  a Associação Comercial e Empresarial de Taboão da Serra (ACE), o Corpo de Bombeiros e a prefeitura garantia a construção da unidade. A prefeitura entraria com o terreno e a Aissp buscaria recursos junto aos empresários para construir a sede.

A prefeitura fez sua parte e doou um terreno na Estrada Cid Nelson Jordano, no bairro São Judas, conforme lei complementar nº171/2008 assinada pelo prefeito Evilásio Farias. A mobilização com as empresas da região arrecadou, segundo divulgação apenas R$ 180 mil e o valor total da obra está estimado em R$ 500 mil. “Durante esses anos, o Governo do Estado não se manifestou, quer aparecer só agora, um ano antes da eleição”, críticou o prefeito Evilásio Farias.

O artigo 2º da lei diz que terreno é destinado exclusivamente à construção de uma unidade do Corpo de Bombeiros pelo Governo do Estado que até então não havia demonstrado interesse em arcar com os custos da obra. De lá para cá, a luta para que a unidade venha para Taboão parecia interminável. A Aissp lançou um campanha para arrecadar fundos para o início da obra, fez reuniões e mobilizou vários segmentos da sociedade.    Apesar dos esforços, muitos empresários não contribuíram e o projeto ficou parado por mais de dois anos.  

Taboão em chamas

A dependência de Taboão da Serra do município vizinho, Itapecerica, para o atendimento em casos de incêndios remete à históricos negativos de acidentes que poderiam ter sido amenizados se existisse uma base da corporação na cidade. Somente em 2008, quatro tragédias assustaram a população. Em julho, um grande incêndio numa casa no Jardim Panorama acabou com a morte de quatro pessoas. Outro susto foi num consultório dentário na Av. Dr. José Maciel, no Jardim Maria Rosa, que apesar da gravidade, não houve vítimas. Em outubro, um galpão foi totalmente destruído pelo fogo e ameaçou residências do Jardim São Miguel.

Com informações da prefeitura de Taboão

Comentários