Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente
DivulgaçãoPrimeira reunião é presidida pelo prefeito de Embu
O prefeito Chico Brito conduziu sua primeira reunião plenária como presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) na manhã desta quarta-feira, 20/4. A reunião ocorreu na Secretaria de Meio Ambiente, na Capital, com a participação de mais de 20 membros do comitê. Ao lado do presidente, compuseram a mesa o vice-presidente Miron Rodrigues da Cunha, a secretária Executiva Maria Emília Botelho e Francisco Toledo Piza, diretor presidente da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABH-AT).
Formado por 34 municípios da região metropolitana de São Paulo, o colegiado de gestão dos recursos hídricos da principal bacia do Estado votou a favor de duas propostas feitas pelo novo presidente: a criação de um novo site do CBH-AT e a composição de um comitê de articulação das mesas diretoras dos cinco subcomitês. Por sua dimensão e complexidade, a Bacia do Alto Tietê é a única entre as 22 do Estado que possui subcomitês: Cotia-Guarapiranga, Juqueri-Cantareira, Billings-Tamanduateí, Tietê-Cabeceiras e Pinheiros-Pirapora.
Chico Brito foi elogiado pelos membros do colegiado por propor a reformulação do portal na internet. Para o presidente, “o site é um instrumento de gestão e de democratização das informações e pelo porte do comitê, é essencial”, declarou. Ele disse ainda que o site deve ter “qualidade, fácil acesso, manutenção e gestão da informação para que não perca sua credibilidade e legitimidade”. Para estruturá-lo, um grupo de trabalho composto pela Presidência, Coordenadoria de Recursos Hídricos (CRH), Secretaria Executiva e FABH-AT já começará a receber sugestões dos membros.
Outro ponto destacado por Chico Brito foi a importância de fortalecer a FABH-AT. Segundo ele, é uma demanda para sua gestão estruturar tanto o comitê quanto a agência, para que ela auxilie as prefeituras como órgão técnico do comitê e de assessoria aos tomadores de recursos.
O plenário deliberou, entre outros assuntos, sobre novos prazos para apresentação de projetos, preenchimento de vagas em vacância e o funcionamento das Câmaras Técnicas, aprovando em votação os itens da pauta.
Representantes de Embu das Artes, participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente, João Ramos, Helton Rodrigues, chefe de Gabinete, o ex-vice-prefeito Roberto Terassi, membro do CBH-AT em nome da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Embu (Acise), e Haroldo Marchetti, da Associação Comercial e Empresarial de Embu e Região (Aceer).
Maria Regina Teixeira
Aviso: No momento do cadastro são capturadas informações que possibilitam a identificação individual do usuário e de seu computador
Neste sábado a noite, dia 5, os moradores das cidades da região puderam conferir, uma...
Dentro das festividades de aniversário de 135 anos de emancipação da cidade, a Prefeitura de...
Menos de 24 horas horas após aprovação quase que unânime do Plano Diretor de Embu das Artes...
As comemorações dos 87 anos da represa Billings na última terça-feira, dia 27 de março,...
Nesta quinta-feira, o Dia Mundial da Água completa 20 anos. A data, 22 de março, foi escolhida...
A Sabesp convida 40 alunos de judô da Associação Desportiva União da Comarca (Aduc) de...
A operação que provou sua eficácia dentro do princípio da prevenção continua e já estamos...
Mais um despejo irregular de entulho, ainda constante no município foi desmantelado em...
A Prefeitura de Taboão da Serra, através das Secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços...
A cidade de Taboão da Serra estava debaixo d´água. A chuva que atingiu a região, nesta...
Idosos de 10 cidades da região prestigiaram a abertura da 8ª edição dos Jogos Cooperativos de...
No mês em que se comemora 124 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão do...
O ônibus escolar Americano da CTI EDUCAR e Vagner Vidal diretor da CTI participaram das...