Núcleos de Cultura superlotam aula inaugural

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 18/04/2011

Os mais de 400 lugares do Centro Cultural Municipal Profª Valdelice Prass, no Parque Pirajuçara, foram poucos para o público que superlotou o auditório neste domingo (17/4), para acompanhar a aula inaugural do projeto Núcleos de Cultura. Tanto na parte da manhã quanto à tarde, centenas de pessoas participaram do evento.

Representando o prefeito Chico Brito, o secretário de Cultura Paulo Oliveira falou da importância do projeto feito em parceria com o governo federal. “Através dos núcleos é possível desenvolver arte, ensinar arte e trazer arte para a nossa cidade, em diferentes linguagens”, afirmou ele.

Todas as 2.500 vagas oferecidas foram preenchidas entre os dias 4 e 8/4. Talita Nascimento, 12 anos, aluna de dança do ventre pelo terceiro ano consecutivo, foi conferir seu nome na lista e o horário das aulas. Moradora do Jardim Nsa. Sra. de Fátima, a garota seguiu os passos da mãe, Joelma Nascimento, 35 anos, que também já praticou a dança de origem árabe. Estudante do 7º ano, à tarde, Talita fará as aulas de dança aos sábados, no mesmo Centro Cultural.

Os núcleos formados em espaços públicos e associações oferecem cursos gratuitos em artesanato, artes plásticas e cênicas, canto, dança e música. A partir desta segunda-feira, 18 de abril, começam as aulas nos períodos da manhã, tarde, noite e fim de semana, em nove núcleos distribuídos nas regiões central, Itatuba, Pirajuçara, Ressaca, Santa Luzia, Sílvia, Vazame e Vista Alegre.

1º de maio: plebiscito “Embu ou Embu das Artes”

Por meio dos Núcleos de Cultura, alunos e professores interagem, fortalecendo e perpetuando a tradição artístico-cultural da cidade conhecida como “terra das artes” e cuja população decidirá em eleição no próximo dia 1º de maio se o nome oficial deve ser Embu das Artes ou não.

 A respeito do plebiscito, o secretário explicou que se trata de uma eleição obrigatória, em que o eleitorado de Embu responderá na urna eletrônica à pergunta: “Você é a favor da alteração do nome da cidade de Embu para Embu das Artes?”. “Quem não comparecer fica em débito com a Justiça Eleitoral”, alertou. Para Oliveira, ”é um privilégio termos o sobrenome, sermos conhecidos como ‘das Artes’. É um diferencial que nos identifica”, defende, e completa: “Com o nome oficial de Embu das Artes teremos mais reconhecimento internacional”.

Maria Regina Teixeira

 

Comentários