Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação
Karen SantiagoEvilásio fala sobre conquistas do seu governo e também sobre a formação continuada
O lançamento do programa de formação continuada dos profissionais que atuam na rede municipal denominado de redes, saberes e identidade foi realizado nesta terça-feira, dia 12 de abril, no Cemur. Com a presença do Prefeito Evilásio Farias, vice-prefeita, Márcia Regina e secretário de educação, ciência e tecnologia, José Marcos dos Santos, os profissionais conquistaram um direito importante na área.
Com o lançamento a meta da SEDUC (Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia) é garantir a qualificação permanente dos professores, e, dessa forma assegurar que eles mantenham o nível elevado das aulas na rede municipal. A qualificação parte do princípio de que é preciso manter-se atualizado para garantir a boa prática profissional.
Para o prefeito, Evilásio Farias, a formação continuada vem de encontro com o desejo dos educadores que querem férias e descanso em julho, no mês de férias. “Vocês [profissionais da educação] recebem meu agradecimento e reconhecimento. O meu governo priorizou educação que é a partida para um país desenvolvido, se temos o país subdesenvolvido à educação não foi priorizada. O trabalho e o empenho dos educadores de Taboão fizeram o diferencial em Taboão, porque não temos inveja da rede particular da cidade, porque a municipal [pública] não fica pra trás da particular”, disse.
Evilásio citou durante sua explanação sobre todos os investimentos e conquistas no seu mandato. Observou que a cidade já ficou 12 anos sem inaugurar uma escola, e nesses seis anos, 18 novas creches foram criadas. “As parcerias com entidades religiosas, Igreja Católica e Igrejas Evangélicas, que proporcionaram a “criação” de 18 novas creches e cinco mil vagas de 0 a 3 anos, 70% das crianças estão na creche, a média do Brasil é de 18% das crianças com vagas nas creches. Com essas vagas, 500 empregos foram garantidos”. O esporte e também a cultura foram citados durante sua fala.
Segundo o secretário de educação, ciência e tecnologia, José Marcos, a decisão de formação continuada o ano todo, foi tomada para abolir a formação no meio do semestre. “Agora será o ano todo e no final do ano teremos mais uma prova Brasil”, disse.
A educação em Taboão da Serra já recebeu prêmios de organismos internacionais e frequentemente é destaque na grande imprensa. A cidade também é uma referência na entrega dos kits de uniforme e material escolar na rede pública.
De acordo com a secretaria Municipal de Educação a "Formação Continuada" é um tema de grande complexidade e relevância para a área educacional.
“O Departamento de Educação da secretaria, sistematizou algumas reflexões sobre a pertinência de cursos, oficinas, seminários e palestras para o desenvolvimento profissional dos educadores, explorando-se, também, o conceito de formação e a real importância da dimensão étnico, cultural e ambiental, num processo formativo que seja crítico, emancipatório e reflexivo”, explica a diretora Janice de Souza.
A formação continuada contará com a participação de profissionais da própria Rede e especialistas convidados das diversas áreas do conhecimento. Essa realidade remete a reconhecer a necessidade de retomar as práticas e as teorias que possam contribuir para um melhor desenvolvimento profissional.
No final do lançamento os educadores assistiram a primeira aula inaugural, onde também foi realizado a apresentação das disciplinas que serão ministradas na formação continuada.
Angela Calazans de Melo Souza
Investir na capacitação dos educadores da Rede é um grande paço para o avanço da Educação no Brasil. Parabéns a todos os envolvidos.
Aviso: No momento do cadastro são capturadas informações que possibilitam a identificação individual do usuário e de seu computador
Na última quarta-feira, dia 16 de maio, a assembleia das Professoras ADIs (Auxiliar de...
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, de Taboão da Serra, em parceria com...
O Projovem Trabalhador, programa do Governo Federal, mantido pela Secretaria de Desenvolvimento...
A Escola Municipal de Gastronomia de Taboão da Serra iniciou no último dia 3 de maio de 2012 a...
Dona Maria Auxiliadora terá uma preocupação nos próximos dias: separar espaço no guarda roupa...
Os alunos da Escola Municipal de Gastronomia visitaram a Abrasel SP Food Service Show 2012 – 1.ª...
A Prefeitura de Taboão da Serra, em parceria com o Governo Federal, está prorrogando o prazo de...
A ETEC – Escola Técnica Estadual de Embu das Artes - abriu em 27/4, as inscrições para seu sexto...
A Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, através do Fundo Social de Solidariedade, levou 500...
Cerca de 20 alunos da Escola Municipal de Gastronomia visitaram, as unidades dos hotéis...
Idosos de 10 cidades da região prestigiaram a abertura da 8ª edição dos Jogos Cooperativos de...
No mês em que se comemora 124 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão do...
O ônibus escolar Americano da CTI EDUCAR e Vagner Vidal diretor da CTI participaram das...