CMDCA de Embu elege seus conselheiros

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 11/04/2011

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), responsável por assegurar que a criança e o adolescente tenham direito à qualidade de vida e que eles possam se tornar protagonistas de suas próprias vidas no futuro, realizou nessa última terça-feira, 5/4, no auditório do Centro Cultural Mestre Assis do Embu, a eleição e posse dos conselheiros representantes da sociedade civil e do poder público para o biênio 2011/2013.

Esses membros serão responsáveis por ajudar nas discussões das políticas de atenção à infância e juventude no município, além de aprovar e fiscalizar projetos, bem como a aplicação de recursos liberados pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).

Garantir a participação popular, investindo na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com os destinos da cidade é uma das marcas do Governo da Cidade de Embu das Artes. E uma novidade na eleição deste ano, reafirmou ainda mais esse compromisso. Pela primeira vez na história da cidade, dois adolescentes farão parte do conselho, ajudando na estruturação e elaboração de projetos em defesa dessa parcela da população.

“Agora que fui eleita como conselheira, minha responsabilidade será dobrada. Precisarei alcançar os objetivos que me forem pedidos para conseguir resultados positivos”, disse Cíntia da Silva, 16 anos, moradora da cidade há cinco anos e eleita com o maior número de votos na assembléia.
A reunião foi acompanhada por cerca de 100 pessoas, entre eles, representantes de entidades religiosas, não religiosas, associações de amigos de bairros que trabalham com crianças e ou adolescentes e jovens com idade entre 16 e 17 anos.

“Nosso maior objetivo é promover políticas públicas voltadas para adolescentes. É um marco histórico a inclusão desses jovens na comissão. Isso sem dúvida, representa um avanço importantíssimo para nossa cidade”, disse a Drª Aparecida Rosana da Silva Carvalho, conselheira para o biênio 2011-2013.


Assistência Social e Participação Cidadã
Por meio do trabalho conjunto das secretarias de Assistência Social e Participação Cidadã, o CMDCA delibera e exerce o controle aos atendimentos feitos às crianças e adolescentes em todos os níveis, como prevê a Lei Federal nº 8.069 de 13/6/1990. Potencializa a atuação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), fortalecendo as relações familiares, monitorando áreas vulneráveis e ainda, desenvolve ações conjuntas com a Pró-Habitação para viabilizar a inclusão das famílias atendidas nos programas habitacionais de Embu.

“Depois de ver os jovens participando de um processo democrático, essa eleição aqui sinaliza que os jovens têm vontade de construir coisas boas”, disse Helton Ântonio Rodrigues, chefe de gabinete da prefeitura de Embu.

Uma mesa composta por cinco membros do governo foi montada para a posse dos eleitos. Estavam presentes os secretários adjuntos de Assistência Social e Participação Cidadã, José Reinaldo de Moraes e Edson Bezerra, a vereadora Ná e a presidente interina do CMDCA, Amanda Frug.

Confira os eleitos:

Religiosos
1 – Rosana Alves dos Santos Silva – Titular
2 – Eliana Santos da Silva – Titular
3 – Maria Margareth Leite Brito – Suplente

Não Religiosos
1- Amanda Frug – Titular
2 – Sara Maria Soares – Titular
3 – Salete Maria de Jesus Oliveira – Suplente

Associações de Moradores
1 – Ângela Maria de Moraes – Titular

Adolescentes
1 - Cíntia da Silva – Titular
2 – Fabio Ferreira de Sousa - Titular
3 - Camila Sena da Conceição - Suplente
 4 – Lucas Soares de Oliveira - Suplente

Cintia Capodicasa

Comentários