Região sofreu os efeitos do Apagão

Por Sandra Pereira | 11/11/2009

A noite desta terça feira vai entrar na história do Brasil como a noite em que quase metade do País ficou sem energia elétrica por quase 5 horas. A escuridão total fez com que os moradores das cidades de Taboão, Embu e Itapecerica fossem criativos. A maioria utilizou velas para dissipar a escuridão. Na periferia os moradores ficaram nas portas de suas casas e aproveitaram o apagão para conversar com os vizinhos.


Foi assim na maioria das locais. Nas ruas a quantidade de pessoas tentando voltar para casa era grande. Especialmente nas imediações das Faculdades da região, já que o apagão aconteceu perto do horário de saída.

Os moradores reclamaram que durante parte do apagão foi registrado um longo período de instabilidade no qual a energia voltava e apagava em seguida. "Isso é muito perigoso, pois pode queimar eletrodomésticos", reclamava a aposentada Dora Ferreira dos Santos.


O trânsito ficou confuso em vários locais. Com os semáforos desligados os motoristas tinham que se arriscar para conseguir passar pelos cruzamentos. Na Régis Bittencourt a escuridão só era “quebrada” pelos faróis dos veículos assim como acontecia nas vias mais movimentadas.


Somente os locais que possuem geradores não sofreram com o apagão. Nas residências com lâmpadas de emergência a escuridão também acabou acontecendo já que a maioria dessas lâmpadas não tem duração superior a duas horas e o apagão durou quase 5 horas.


Por todos os lados as pessoas tentavam entender o que acontecer. Muitos falaram do blecautes ocorridos nos últimos anos, que demonstrou para o País e o mundo a necessidade de mais investimentos no setor. Além disso, lembraram o período em que houve racionamento de energia por causa da redução do volume de água nos reservatórios durante um longo período de estiagem.


Em entrevista à imprensa, em Brasília, o ministro Edison Lobão afirmou que "houve um desligamento completo de Itaipu". "Uma linha de transmissão caiu e determinou a queda de outras", disse ele. Lobão avaliou que não é possível afirmar, com certeza, o que causou a falha no fornecimento de energia elétrica.


De acordo com o ministro somente nesta quarta feira será possível precisar o que realmente provocou a queda de energia elétrica.

apagao2.jpg

apagao_1.jpg


Comentários