Feriado da Padroeira de Itapecerica

Por Sandra Pereira | 10/11/2009

A comunidade católica de Itapecerica da Serra é uma das maiores da região. Os católicos da cidade estão comemorando a aprovação do Projeto de Lei apresentado pelo vereador Professor José Maria que cria o feriado em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres Padroeira de Itapecerica da Serra, no dia 8 de Maio, data na qual é comemorado o aniversário de Emancipação Político Administrativa do município.


O feriado foi criado por meio do projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal no inciso II do artigo 144. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Segundo a justificativa apresentada pelo vereador a  história da fundação da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres e da cidade de Itapecerica da Serra tem a mesma origem no ano de 1689 durante a chegada dos padres jesuítas que tinham a missão de anunciar o evangelho aos índios da região. Eles trouxeram para a região uma imagem da Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora dos Prazeres.


“A comunidade católica de Itapecerica merece o privilégio de poder celebrar o feriado da Padroeira. Apresentei o projeto depois de ser procurado por vários munícipes que pediam o feriado no dia 08 de maio”, disse José Maria.


No texto do projeto o vereador relembra que a origem da Igreja Matriz da cidade é cercada de mistério, e, segundo conta a lenda que circula na cidade foi construída no local  escolhido pela própria Virgem Maria.


“O outro privilégio esta no título Nossa Senhora dos Prazeres, que recorda as sete alegrias da Virgem Maria. A nossa igreja deseja ser para todos um santuário de alegria. Pôr isso, uma das características de nossas missas e reuniões é ajudar as pessoas a viverem a vida com a mesma alegria que acompanhou Nossa Senhora em sua passagem pela terra”, afirma o vereador no texto da Lei.


Saiba mais sobre Nossa Senhora dos Prazeres.
Bem antes da última peste que houve em Lisboa, em 1599, uma imagem da Mãe de Deus apareceu sobre uma fonte em Alcântara, na quinta dos Condes da Ilha. Essa fonte começou a ser chamada de "santa" porque sua água passou a curar várias enfermidades. Os condes levaram a imagem para sua casa, colocando-a em seu oratório. No entanto, certo dia a mesma imagem desapareceu do seu lugar para ser encontrada sobre um poço. Nossa Senhora manifesta-se, então, a uma menina, dando-lhe a missão de pedir aos vizinhos e familiares para ali construírem uma capela onde ela fosse venerada sob o título de Senhora dos Prazeres. As pessoas não duvidaram da criança e em pouco tempo a ermida foi erguida. A imagem foi ali depositada e os prodígios começaram a ocorrer.


As maiores alegrias ou os maiores prazeres de Maria Santíssima , que foram enumerados por um noviço franciscano, são os seguintes: a anunciação do anjo, a saudação de Isabel, o nascimento de Jesus, a visita dos Reis Magos, o encontro com o Menino no templo, a primeira aparição do Ressuscitado e a sua coroação no céu.


No Brasil, Nossa Senhora dos Prazeres é padroeira da catedral e da diocese de Lages (SC), onde sua festa é celebrada em 15 de agosto. Na arquidiocese de Maceió, da qual também é padroeira, a festa é em 27 de agosto. No estado do Espírito Santo, no Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, as sete alegrias de Nossa Senhora são comemoradas no domingo da Pascoela. Existem igrejas dedicadas a esta invocação também em Minas Gerais (Diamantina e Lavras Novas) e em São Paulo, na cidade de Piracicaba. O templo mais famoso é o que se situa nos Montes Guararapes, perto de Recife, que foi reformado e embelezado pelos Monges Beneditinos em 1782.

Comentários