Semáforos para daltônicos são instalados em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 24/03/2011

Os semáforos de Taboão da Serra estão adaptados para as pessoas que sofrem de daltonismo. A novidade foi implantada pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana no começo do mês de março. A medida não vai atrapalhar os demais motoristas porque foi colocado apenas uma faixa reflexiva branca no centro dos aparelhos onde fica a luz amarela.

Para o prefeito Dr. Evilásio Farias, “essa é mais uma intervenção que estamos fazendo no trânsito para garantir a segurança do pedestre, do motorista com daltonismo e evitar o risco de acidente uma vez que essa faixa reflexiva, para quem sofre do problema, é de extrema importância para sua visualização”.

De acordo com o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Pereira, são 42 semáforos que passam a contar com essa melhoria. “Estamos implantando esses semáforos com o objetivo de evitar acidentes porque a pessoa com daltonismo tem dificuldades em distinguir o verde do vermelho”, disse o secretário.

Claudinei explicou que antes de implantar esses semáforos vários estudos foram feitos para que pudesse colocar em prática essa ação. “Só quem vai perceber essa faixa branca reflexiva são os daltônicos os demais motoristas não serão prejudicados. Em São Paulo e Campinas já existem esses semáforos e Taboão é a terceira cidade a trabalhar com esse sistema”.

O secretário ainda elencou algumas medidas recentes implantadas em Taboão que reduziram o índice de acidentes e atropelamentos. “A pouco mais de quatro meses colocamos semáforos cronometrados para travessia de pedestres, semáforos inteligentes em algumas avenidas e na BR 116, rotatórias nos principais cruzamentos, enfim, uma séria de ações realizadas e o resultado foi uma redução de 40% nas colisões e 65% nos atropelamentos”, ressaltou o secretário Claudinei Pereira.

Ricardo Vaz

Comentários