Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Mulheres da Paz vão combater violência no Taboão

Por Allan dos Reis - Especial para o Jornal na Net | 6/11/2009

mulheres_da_paz_3.jpg

 Programa contará com 300 mulheres que passam a ser conhecidas como Mulheres da Paz

300 mulheres. Essa é a nova arma da prefeitura de Taboão da Serra contra a violência. Elas serão uma espécie de força tarefa do bem e vão atuar em todos os bairros da cidade identificando casos de violência, orientado vítimas e incentivando os jovens a participar dos projetos sociais existentes na cidade. As 300 mulheres da Paz sabem que a sua missão não é fácil, mas estão dispostas a encarar o desafio de banir definitivamente a violência da cidade.

A prefeitura de Taboão da Serra, em parceria com o Ministério da Justiça, lançou nesta quarta-feira, dia 5, no Cemur, o programa Mulheres da Paz. O programa faz parte do PRONASCI e vai capacitar as 300 mulheres para que elas possam aproximar a população, em especial os jovens em vulnerabilidade social, dos aparelhos sociais montados pelos órgãos públicos.

Após todos os treinamentos, elas serão capazes de identificar atos de violência contra as mulheres e contra a infância. Elas também vão identificar outros problemas que podem ser resolvidos com a estrutura da assistência social. A primeira etapa da qualificação já foi realizada.

O projeto será coordenado pela empresa Ação Social & Políticas Públicas que venceu o processo de licitação. O coordenador do projeto, Heitor Battaggia, explica que as mulheres têm que dedicar vinte horas semanais ao projeto. Entre visitas e reuniões. “Elas vão às ruas e trazem demandas e discutem. As mulheres da paz encaminham, apresentam soluções e os instrumentos que o Estado detém de proteção e prevenção a violência”, explica Battaggia.


Acompanhado por vários secretários municipais, o prefeito Dr. Evilásio Farias (PSB) prometeu que todos os esforços serão feitos para que o programa vire referência a outros municípios. “Taboão assume o compromisso de se empenhar e fazer o melhor programa”, diz o prefeito.

 “Mais uma vez o Cemur está sendo palco de um evento que vai marcar a história da cidade. Temos que comemorar, porque somos um dos primeiros municípios a implantar o Mulheres da Paz, que é um programa que mostra na prática que o combate a violência se faz com investimento social”, ressaltou o prefeito Evilásio Farias.
O programa está sendo implantado em diversos municípios do Brasil. E no Estado de São Paulo, somente cinco cidades foram contempladas com o programa e Taboão da Serra é a mais adiantada no processo de implantação.

A escolha das mulheres foi realizada através de um processo seletivo que contou com entrevista e dinâmica de grupo. Os principais critérios adotados é que as mulheres tivessem envolvimento com a comunidade, fossem alfabetizadas e de baixa renda.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva explicou que as mulheres foram escolhidas. Ela aproveitou para demonstrar sua confiança no grupo. “Vocês foram escolhidas a dedo e sei que todas são capazes, determinadas e vão dar o melhor de si para fazer de Taboão da Serra uma cidade ainda melhor”.


O projeto tem duração de dois anos e as mulheres vão receber R$ 190 por mês.

mulheres da paz_1.jpg

mulheres_da_paz1.jpg

mulheres_da_paz_2.jpg

Sandra Pereira e Allan dos Reis

19/10/2018

Joice Silva acusa agressão de Anderson Nóbrega, que diz estar sendo perseguido

O irmão do vereador Eduardo Nóbrega, atual secretário de Esportes de Embu das Artes, Anderson...

17/10/2018

Após protesto, Prefeitura de Embu diz que pagará bolsa-aluguel atrasado

Cerca de 200 manifestantes do moviemento MTST de Embu das Artes realizaram na manhã de...

17/10/2018

Dr. Robson Neves assume Secretaria de Planejamento em Taboão da Serra

O advogado e professor universitário, Dr. Robson Neves, é o mais novo secretário de Planejamento...

16/10/2018

Eduardo Nóbrega é cobrado por vereadores após episódios de agressão em Taboão

O desdobramento das ações protagonizadas pelo vereador Eduardo Nóbrega mancharam a sessão desta...

15/10/2018

André Ribas vai ser Secretário Adjunto de Cultura em Taboão da Serra

O professor André Ribas vai assumir a Secretaria Adjunta da Cultura em Taboão da Serra, onde...

11/10/2018

Aprígio comemora vitória e diz que trará melhorias para Taboão

O recém-eleito deputado estadual, José Aprígio, do Podemos, disse em entrevista coletiva nesta...

10/10/2018

Após derrota de aliados, Ney retorna à Prefeitura depois de pedir afastamento

O prefeito da cidade de Embu das Artes, Ney Santos, que estava afastado do cargo há mais de 30...

08/10/2018

Vereador Cido realiza Semana de Combate a Pedofilia em Taboão da Serra

A Semana de Combate a Pedofilia foi realizada pelo terceiro ano consecutivo vez em Taboão da...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.