Taboão inaugura Escola de Gastronomia dia 19

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 15/02/2011

Taboão da Serra ganhará um dos maiores presentes de aniversário da sua história. Dia 19 de fevereiro, o prefeito Evilásio Farias inaugura a primeira Escola Municipal de Gastronomia que vai beneficiar milhares de pessoas do município e região.

A iniciativa do prefeito mostra sua preocupação em fazer com que a cidade esteja sempre em uma posição de destaque na região e no estado. “Estou feliz por oferecer este equipamento gerador de renda para a população de Taboão. Tenho dito que o nosso governo se preocupa em mudar a vida das pessoas, e, sem dúvida, a Escola de Gastronomia irá proporcionar uma verdadeira revolução na vida das pessoas que levarem os cursos a sério, pois o mercado está carente de profissionais da área”, afirmou Evilásio Farias.

Essa será a primeira escola especializada, em todo o estado de São Paulo com cursos de Gastronomia e Hotelaria totalmente gratuitos. Serão oferecidos cursos de especialização nas áreas que mais geram emprego e renda no país: o mercado gastronômico e de turismo. “Estamos vivendo uma época em que os grandes eventos estão chegando, como a Copa do Mundo, as Olimpíadas, os Cruzeiros Marítimos e as centenas de restaurantes e hotéis que são nossos vizinhos em São Paulo, todos estes empreendimentos necessitam de pessoas qualificadas, por isso, a importância dessa escola para a formação desses profissionais”, ressaltou o prefeito.

A princípio a escola contará com os cursos de Cozinha Básica e Intermediária e Garçom e Garçonete. Em ambos serão abordados temas como postura, atendimento ao cliente, arrumação do ambiente, bem como todas as normas vigentes de higiene dos utensílios e higiene pessoal.
O investimento total do projeto, incluindo os equipamentos, foi de R$ 1,2 milhão, sendo que 30% desse valor são contra partida da prefeitura. O prédio possui 600 metros quadrados, divididos em três andares com quatro salas de aula, uma cozinha com equipamentos modernos e uma praça de alimentação.

Início dos cursos

As aulas iniciam a partir do dia 14 de março com os cursos de Cozinha Regional e Internacional; Pizzaiolo e Administração de Pizzaria; Panificação e Confeitaria; Decoração de Bolos e Doces para Festas; Bartender; Camareira de Hotel; Inglês e Espanhol Básico para Hotelaria; Administração na Hospitalidade; Recepção e Excelência em Atendimento e Boas Práticas no Comércio e Serviços de Alimentação.

A carga horária dos cursos varia de 40 a 120 horas, conforme o conteúdo de cada um. “Estamos preocupados em oferecer cursos que vão ter uma aceitação imediata dos alunos no mercado de trabalho, já fechamos parcerias com o shopping da cidade e com uma cooperativa que atende hotéis como o Hilton, o Sheraton WTC, o Palace e clubes como o Monte Líbano”, comemora a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Jacira Moreti.

Para o diretor-presidente da Palacecoop, Marcos Aurélio da Silva, a parceria estabelecida com a Prefeitura de Taboão da Serra deve ser muito produtiva. “Em contato com a Secretaria de Desenvolvimento, já estamos com a parceria firmada desde o ano passado e devemos absorver todos os alunos que queiram se tornar cooperados. Todos poderão até ter ganhos maiores do que como funcionários efetivos, mas de qualquer forma isso lhes servirá como porta de entrada ao mercado, já que atendemos aos maiores hotéis e clubes de São Paulo”, disse ele.

Inscrições
Os requisitos básicos para inscrição são: ser morador de Taboão da Serra, ter o Ensino Médio ou Fundamental (dependendo do curso), ter 18 anos completos, e a ordem de inscrição na própria Secretaria. Informações e matrículas devem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda - Rua Cesário Dau, nº 535 – Jardim Maria Rosa; Telefones: (11) 4788-7888 / 4701.0407 ou mesmo pelo email: sde@taboaodaserra.sp.gov.br


Serviço:  
Inauguração da Escola Municipal de Gastronomia
Data: 19/02/2011
Horário: 10h00
Endereço: Rua Joaquim Faustino de Moraes, 108 – Jardim São Paulo – Taboão da Serra

Texto: Marcelo Valladão 

Comentários