Embu está se preparando para plebiscito

Por Outro autor | 24/01/2011

A cidade de Embu está cada vez mais perto de oficializar o sobrenome das Artes. O Tribunal Regional Eleitoral já enviou à prefeitura da cidade a minuta do Termo de Convênio, que tem a finalidade de regulamentar o repasse de recursos para garantira realização do plebiscito que vai oficializar o nome Embu das Artes, com o aval dos moradores.

A previsão é de que o plebiscito aconteça no dia 1º de maio desse ano. O convênio entre o TRE e a administração será assinado no dia  25 de fevereiro, numa reunião entre o prefeito Chico Brito e o presidente do Tribunal. O prefeito quer discutir as estratégias de mobilização e divulgação do plebiscito na cidade.

De Embu até Embu das Artes: um breve histórico

O primeiro passo para que o nome da cidade fosse alterado, segundo exigências do TRE, era que ao menos 1% dos eleitores assinassem um documento pedindo a alteração do nome para ser encaminhado à Câmara Municipal. Em dezembro de 2009, após a coleta de mais de duas mil assinaturas e aprovação da Câmara, o prefeito Chico Brito sancionou a Lei n.º 2.432, de 11 de dezembro de 2009, que autoriza o procedimento para alteração do nome.

Em janeiro de 2010, a comissão Pró-Plebiscito (um movimento apartidário composto por empresários, sociedade civil, grupos religiosos, entre outras associações de classe) foi recebida pelo desembargador Walter de Almeida Guilherme, na sede do TRE, no Centro de São Paulo, para entregar-lhe as assinaturas e os demais documentos para dar andamento ao pedido. No dia 11 de junho, a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo deu parecer favorável à realização do plebiscito.

O nome Embu das Artes já foi incorporado pelos moradores da cidade, usado nos logotipos de comércios e até em linhas de ônibus intermunicipais, contudo, não é permitida ainda a utilização em documentos oficiais e mapas. A alteração do nome, também, é para diferenciar da cidade vizinha Embu-Guaçu.

Texto: Sandra Pereira com informações da PMETE

Comentários