Procon de Itapecerica inicia projeto de negociação para negativados

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 28/01/2019

O Procon de Itapecerica da Serra deu início na quinta-feira, 24 de janeiro, a ação dedicada a negociação de débitos de munícipes. Todas as quintas-feiras serão realizadas consultas ao SPC e Serasa gratuitamente, com o intuito de auxiliar o negativado a entrar em um acordo que caiba no seu orçamento.

No projeto, o órgão analisa a situação do solicitante e procura fechar um acordo com juros reduzidos que não comprometa mais de 30% do seu orçamento. “Às vezes temos o sucesso do perdão da dívida para o consumidor”, relata o coordenador do PROCON, Rafael Alves.

Segundo o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, há um baixo número de atendimento nas quintas-feiras em relação ao início da semana. Com isso a ação visa atrair o consumidor neste dia a fim de educar financeiramente, diminuir a inadimplência e dobrar a marca de 21 mil atendimentos no município, registrada em 2018. “O projeto de análise e negociação de débitos durante o ano é realizado exclusivamente na unidade de Itapecerica da Serra”, reforça Rafael.

Em um dos atendimentos, o PROCON Itapecerica revela que conseguiu um desconto de 97%, na renegociação da dívida de uma munícipe junto à uma instituição bancária. O valor que era de R$ 22.730,41 passou para R$ 681,91 e a moradora saiu com boleto para quitação e o alívio de ter o nome limpo já nos próximos dias.

A cidade disponibiliza outras iniciativas na intenção de tirar o munícipe do vermelho. A “Ação Limpa Nome”, organizada geralmente na última semana de março, traz a oportunidade de negociações com desconto de até 90%. Já o “PROCON no Bairro” leva atendimento e promove educação financeira ao morador na porta de sua casa.

Importante ressaltar que o consumidor negativado não tem acesso a crédito, o que dificulta a circulação de capital não só na cidade como em todo o país. Estando com as contas em dia, o cidadão tem mais poder de compra e facilidade em ingressar no mercado de trabalho.

Comentários