Brasil vence Camarões e termina 2018 com vitória em todos os amistosos do ano

Por Outro autor | 26/12/2018

 

Fonte: Confederação Brasileira de Futebol via Facebook

O Brasil venceu Camarões pelo placar mínimo e fechou o ano com 100% de aproveitamento nos amistosos da temporada. Em jogo de pouco brilho, o único gol da partida foi marcado por Richarlison. Apesar da vitória, a equipe fecha 2018 com uma eliminação na Copa do Mundo, muitos questionamentos e pouco futebol. Na próxima temporada, o maior desafio deve ser a Copa América 2019, aqui mesmo no Brasil.

A temporada de 2018 começou com foco no Mundial e alguns amistosos de preparação. A equipe enfrentou, e venceu, Rússia, Alemanha, Croácia e Áustria. Após cair para a Bélgica nas quartas de final da Copa, o Brasil rapidamente renovou contrato com Tite e anunciou alguns amistosos para terminar o ano. Antes de Camarões, a Seleção venceu Estados Unidos, El Salvador, Arábia Saudita, Argentina e Uruguai. Assim, encerrou 2018 com 100% de aproveitamento.

Porém, no jogo contra Camarões, a Seleção Brasileira voltou a mostrar falta de criatividade, assim como foi nos outros amistosos disputados pós-Copa do Mundo. Logo nos primeiros minutos, o atacante Neymar sentiu uma lesão e precisou deixar o campo. Richarlison foi o substituto e autor do único gol do jogo, marcado aos 45 minutos do primeiro tempo, após escanteio cobrado por Willian. Com uma escalação bastante diferente, e um meio de campo formado com Paulinho, Allan e Arthur, a equipe sentiu dificuldades para criar e caiu na marcação do adversário. 

Apesar de muitos toques de bolas, no total foram 631, a Seleção não finalizou bem. Foram 20 chutes, mas apenas nove na direção do gol. Além disso, a equipe demonstrou pouco interesse e não parecia no ritmo ideal que Tite gostaria. Algumas trocas foram feitas na segunda etapa, porém nada mudou. Em jogo de poucas chances e raros lances, o Brasil fez o básico para vencer Camarões e fechar o ano com vitória. Destaque para a dupla de zaga formada por Pablo e Marquinhos. Os dois jogaram pela primeira vez juntos e a sincronia foi quase perfeita. 

De olho nos europeus também 

Se o Brasil disputou amistoso como preparação para a Copa América e as próximas temporadas, na Europa a Liga das Nações já agitou o final de ano. Após uma fase de grupos recheada de boas partidas e algumas surpresas, quatro equipes se garantiram na fase final. Portugal, Inglaterra, Suíça e Holanda vão disputar as semifinais, em 2019, e sonham com o título da primeira edição do torneio. As partidas todas vão ocorrer em terras portuguesas, na cidade do Porto e também de Guimarães. 

Alguns jornais e jogadores já indicam os favoritos para levantar o troféu. Em entrevista para o jornal espanhol Marca, o zagueiro Senderos afirmou que a Suíça não pode ser considerada favorita contra Portugal ou Inglaterra. O jornal britânico Daily Mail aposta que o time da casa pode encarar de frente Inglaterra e também Holanda, com a Suíça sendo uma boa surpresa. Os números também estão do lado dos ingleses, principalmente em alguns sites de apostas online. Por exemplo, o portal 22bet aponta a Seleção Inglesa como favorita para conquistar a Liga das Nações. No dia 27 de novembro, o time de Gareth Southgate tem 33,9% de chance de título, enquanto Portugal fica em segundo com apenas 28,1%. Uma diferença até considerável.

Seja o Brasil se preparando para a Copa América, ou as finais da Liga das Nações, a próxima temporada promete alguns bons jogos e disputas de seleções. Apesar da importância dos títulos disputados, a maioria das equipes começa a montar times e escolher jogadores que vão disputar a Copa do Mundo de 2022, que acontecerá no Qatar pela primeira vez.

Comentários