Com contas em dia, Prefeitura de Itapecerica fecha 2018 sem dívidas para o próximo ano

Por Carolina Rayol | 19/12/2018

Um em cada três municípios fechará 2018 com as contas no vermelho, de acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que ouviu prefeitos de 4.559 das 5,6 mil cidades do Brasil. Itapecerica da Serra está fora desse levantamento econômico negativo graças a austeridade financeira da Administração Jorge Costa.

No primeiro biênio de seu mandato (2017/2018), o Prefeito se deparou com um cenário desesperador para as finanças públicas, onde Itapecerica da Serra se encontrava completamente endividada e com recursos cada vez mais escassos. Jorge Costa precisou se reinventar para deixar as contas em dia e se livrar das dívidas, uma vez que, diante da péssima situação em que se encontra o País, as verbas de convênios com o Governo do Estado e com o Governo Federal se encontram cada vez mais ausentes, prejudicando os investimentos na cidade.

Mesmo com todas as dificuldades no setor público, o Prefeito de Itapecerica da Serra conseguiu recursos para investir na cidade. Foram realizadas diversas desapropriações de construções irregulares; entregues duas Escolas Municipais com mais sete em construção; reforma de 11, das 12 UBSs existentes no município, com ampliação dos espaços, reestruturação no mobiliário, ambulâncias e UTIs novas, Samu reformulado e nova metodologia de investimento; pavimentação de mais de 70 km de vias; viabilização da instalação de novas empresas no município, como o Atacadão, gerando novos empregos; trabalho de limpeza em todos os bairros da cidade e outros serviços.

“Foi um biênio muito difícil para o setor público e mesmo com muita dificuldade, as coisas estão caminhando, não no ritmo que gostaríamos, mas estão”, afirma o Prefeito.

Nos questionamentos levantados pela pesquisa da CNM nos 4.559 municípios entrevistados, Itapecerica da Serra está entre os 59,9% que conseguirá fechar as contas de 2018; não está com dívidas pendentes com fornecedores; e de acordo com o planejamento feito pela Secretaria de Finanças, o município está entre a minoria que não deixará pagamentos para 2019.

Segundo o Prefeito Jorge Costa, a ideia é iniciar o próximo ano com uma agenda positiva de trabalhos. “Quero desejar a todos um ano de 2019 de muita paz e prosperidade. Onde nós, juntos, estaremos nas ruas controlando tudo que está sendo feito em nossa cidade, fiscalizando as obras e tudo que está sendo investido”, finaliza.  

Comentários