Semana da Consciência Negra de Taboão terá palestra, bailes, feira, concurso e entrega de medalhas

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 14/11/2018

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) divulga o calendário das atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.  Durante a semana as ações e eventos para promover o conhecimento e respeito pela cultura negra serão intensificados, com programação vasta e gratuita.

Segundo o coordenador de Igualdade Racial de Taboão da Serra, Antônio Carlos Sousa Santos, a Semana da Consciência Negra terá diversas ações gratuitas. “Queremos que as pessoas reconheçam a importância da data que recordamos anualmente em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra e do líder Zumbi dos Palmares e fazer disso uma ferramenta para garantir o tratamento igualitário a que todos têm direito”, disse.

No dia 15 de novembro, a semana da Consciência Negra se inicia com o Samba Rock Fest, a partir das 13h, no Cemur. As atrações serão os cantores Paulo Brazz e Fhernnando Rhamos, oito Djs voluntários e os projetos  “Eu soul samba rock” e “Enverga mais não quebra”. O evento é para artistas que buscam reconhecimento por meio da música, além de abrir espaço à cultura da periferia.

O segundo dia do evento, 19 de novembro, das 11h às 13h, terá uma mesa redonda na faculdade FECAF, com a advogada Dra. Valéria Santos, com o tema “Direito e Liberdade”. O evento tem o intuito de discutir questões sobre a história e violência urbana sofrida pela população negra, além de falar sobre politicas públicas e o enfrentamento do racismo. A advogada Valéria Santos protagonizou uma das notícias mais tristes e repercutidas este ano ao ser detida, algema e arrastada em pleno exercício da profissão, durante uma audiência em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

No mesmo dia, acontece o Baile da Consciência Negra com o concurso Miss e Mister Beleza Negra, a partir das 20h, no Cemur. Durante os eventos, terá apresentações de capoeira, dança, feira de artesanato, cosmética afro e comidas típicas. O encontro tem o intuito de evidenciar a beleza, simpatia e desenvoltura afro-brasileira.

No penúltimo dia de atividades, 24 de novembro, será realizada a feira TaboAfro, com grande participação dos grupos artísticos da cidade, com clima de descontração e interação com o público, das 11h às 19h, no Parque das Hortênsias. O evento terá apresentações de música, arte, dança, gastronomia, moda e barracas literárias. Haverá  uma ação solidária na qual o público poderá participar contribuindo com 1kg alimento não perecível.

Outra novidade é que nesta edição do TaboAfro uma parceria entre as Secretarias de Cultura e de Saúde com Coletivo, levará à feira o projeto “Trançando Vidas”. A ação que está na terceira edição aborda assuntos relacionados a vulnerabilidades e cultura de paz. Haverá rodas de conversas com os coordenadores de Diversidade Sexual, de Igualdade Racial, de Saúde Mental, do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE) sobre hepatites e HIV, além de discussão sobre a implantação do quesito “Raça/Cor” na Saúde. Também haverá cadastro de pessoas com anemia falciforme, distribuição de preservativos, entre outras ações.

Para fechar a Semana da Consciência Negra, no último dia de atividades, 29 de novembro, acontecerá a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, que homenageia pessoas que se destacaram por lutar contra o racismo e a favor da cultura afro-brasileira. A solenidade acontece às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores.

Semana da Consciência Negra
15/11, às 13h - Samba Rock Fest  no Cemur
19/11, das 11h às 13h – Palestra “Direito e Liberdade”, com Dra. Valéria Santos na Faculdade FECAF
19/11, às 20h – Baile da Consciência Negra com Miss & Mister Afro no Cemur
24/11, das 11h às 19h – Feira TaboAfro e Trançando Vidas no Parque das Hortênsias
29/11, às 18h – Medalha Zumbi dos Palmares na Câmara de Vereadores

SERVIÇO:

Cemur
Praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo.

FECAF
Avenida Vida Nova, 166, Jardim Maria Rosa.

Parque das Hortênsias
Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção.

Câmara de Vereadores
Estrada de São Francisco, 2013, Jardim Helena.

 

Comentários