Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano
Defesa Civil de ItapecericaDuas casas serão demolidas no Jd. Pelúcio
Um termo de Ajuste de Conduta determinado no último dia 20 de dezembro pelo Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Doutor Gustavo Albano Dias da Silva, obriga a prefeitura de Itapecerica da Serra a remover dez lotes no Jardim Pelúcio, no Distrito Jacira no prazo de quinze dias, caso contrário uma multa de meio salário mínimo será aplicada a cada dia que o prazo não for cumprido.
Além do prazo, a Promotoria do Meio Ambiente determinou a prevenção e recuperação da área que conta com cerca de quinze residências, destas quinze, apenas duas serão demolidas, segundo o Coordenador da Defesa Civil da cidade. “A avaliação de um engenheiro do CREA que foi até o local nesta terça-feira, confirmou que duas casas precisam ser demolidas, pois a situação em que se encontram é de alto risco”, disse Maurício Rocha.
De acordo com Rocha, as famílias destes lotes receberão auxílio-aluguel e podem ficar abrigadas por 10 dias em um local determinado pela Prefeitura. “Ao todo 90% das famílias já foram retiradas do local, as únicas que ainda permanecem são das duas casas que serão demolidas. Se caso os dois laudos forem positivos as famílias serão autorizadas a retornar as residências, exceto as das casas demolidas”, explicou.
Maurício ressaltou que a prefeitura da cidade após esses 15 dias para a remoção das famílias, tem outros 120 para apresentar um projeto junto à Cetesb. Além destes dias, a prefeitura terá 30 dias para complementar e verificar o projeto inicial.
“Além do CREA, um engenheiro do Instituto Geológico (IG) também fará uma avaliação no local. Se for confirmado que essas duas casas precisam ser demolidas, o trabalho começa ainda nesta semana.
As duas casas não contam com a distância segura para o barranco, encontramos no local indicio de barranco que já despencou e constatamos que no barranco tem uma pedra enterrada, evidência conhecida como Matalão”, finalizou.
Protesto dos moradores
A decisão causou desespero aos cerca de 300 moradores que receberam uma notificação de remoção com demolição. Na manhã desta segunda-feira, 27, os moradores realizaram um protesto contra, segundo eles, a desapropriação de residências. De acordo com a PM, ônibus foram depredados e madeiras e pneus queimados foram utilizados para interditar a Rua Solimões.
Moradora do local onde as famílias serão removidas, a operadora de caixa Valdelucia Gouveia Ferreira, de 30 anos, afirmou que as famílias de cerca de dez lotes de residências que estariam em área de risco receberam na semana de Natal uma ordem para deixar o local.
“O prazo acabava hoje. Cada um procurou um cantinho com urgência para guardar suas coisas e estamos fazendo um protesto porque as casas não foram avaliadas pela Defesa Civil antes de determinar a nossa saída”, afirmou. Ainda de acordo com a moradora apenas nessa manhã os técnicos da Defesa Civil foram visitar as casas.
Além de visitar o local, tirar fotos e analisar a situação de cada casa na última segunda-feira, (27), a Defesa Civil, continuou o trabalho nesta terça-feira, 28, juntamente com o engenheiro do CREA.
Confira fotos do protesto cedidas pela Defesa Civil de Itapecerica:
Pneus foram queimados e ônibus depredados, segundo a PM
LUCIANA PAIXAO
SOU UMA DAS MORADORAS DAS CASAS DESOCUPADAS´,É FACIL FALAR QUANDO O PROBLEMA NAO É SEU, MAS NAO OCUPAMOS NADA IRREGULAR COMPRAMOS, PAGAMOS IMPOSTO SÓ QUEREMOS SER TRATADOS COM RESPEITO,QUE VENHAM DAR SATISFAÇAO.NAO QUEREMOS FAVOR TODOS TRABALHAM PARA TER DIREITO DE MORADIA DECENTE PARA NOSSOS FILHOS.
Denise Cristina da Silva Ximenes
A prefeitura deveria de fiscalizar tmb outas irregularidades como cade a remoção de lixo a coleta no jd santa Julia e muito incorreta parece que moramos no mato e somos bicho !!!! isso poderia melhora muito mais
Ana
Sou moradora do bairro ,e eu estava muito preocupada com os meus vizinhos ,poderia acontecer um acidente a qualquer momento,sei que o prefeito esta contruindo muitas casa para acomodar quem morra em area de risco ,mas essas casa vão demorar ainda um pouco pois enquanto isso é melhor essas familias morrarem em outro lugar mais seguro
Antonio
É muito triste, mas é necessario antes que venha morrer alguem.
Graça
Isto é complicado ,todos tem direito a moradia ,mas tambem construir em area de risco ? não pode , a prefeitura deveria de fiscalizar mais.E demolir tudo o que esta errado antes que morra alguem???????
Aviso: No momento do cadastro são capturadas informações que possibilitam a identificação individual do usuário e de seu computador
Idosos de 10 cidades da região prestigiaram a abertura da 8ª edição dos Jogos Cooperativos de...
Cerca de 20 pessoas, a maioria delas, representantes das secretarias municipais, acompanharam a...
O Conjunto Habitacional Paineiras do Jacira está recebendo diversas ações e melhorias da...
O impasse entre o Poder Judiciário e o Movimento dosTrabalhadores Sem Teto (MTST) de Embu das...
Os transtornos causados pelas ruas repletas de buracos e mato alto nas calçadas são...
Foi em meio a dor de descobrir que a mãe tinha um tipo de câncer letal que ele encontrou no...
Embu das Artes realizou entre os dias 18 a 20 de maio a mais antiga e tradicional Festa de...
Uma série de atrações desde Exposição de Orquídeas que começa no próximo sábado, passando por...
A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Participação Cidadã, informa, nesse dia...
Idosos de 10 cidades da região prestigiaram a abertura da 8ª edição dos Jogos Cooperativos de...
No mês em que se comemora 124 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão do...
O ônibus escolar Americano da CTI EDUCAR e Vagner Vidal diretor da CTI participaram das...