PF e Receita realizam operação Fake Money em Itapacerica e em outras cidades

Por Outro autor | 28/09/2018

 

A Polícia e a Receita Federal deflagraram, na manhã desta sexta-feira, dia 28, a operação Fake Money, em Itapeceria da Serra e em outras cidades de São Paulo e de outros Estados, para desarticular uma quadrilha suspeita de fraude tributária. As investigações tiveram início em 2016.

A quadrilha vendia créditos tributários baseados em títulos da dívida pública prescritos ou falsos, para empresas compensarem seus débitos com o Fisco Federal. A Receita Federal estima que os prejuízos aos cofres públicos alcancem os R$ 5 bilhões.

A Polícia Federal disse que os suspeitos elaboraram uma cartilha em nome da Secretaria do Tesouro Nacional com informações falsas sobre a validade dos créditos, para convencer eventuais compradores. Ao todo, 3.000 empresas em todo o país foram vítimas do esquema, usando créditos tributários falsos para compensação de débitos junto à Receita Federa

Segundo informou as autoridades, o mentor do esquema, além de empresários, advogados, economistas, consultores, contabilistas foram presos. Contratos , cartilhas oferecidas aos cliente, troca de emails, veículos, cavalos de raça e joias foram apreendidas. Os presos foram denunciados por estelionato, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Os 3 mil contribuintes envolvidos receberão cartas solicitando que regularizem sua situação junto ao órgão.

A secretaria estima que fraudes desse tipo impactam os cofres públicos em aproximadamente R$ 8 bilhões. Segundo o coordenador-geral de fiscalização do órgão, Flavio Vilela Campos, mais de 100 mil contribuintes estão envolvidos

 

Comentários