Em Taboão, Setembro Amarelo aborda valorização pela vida no combate ao suicídio

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 28/09/2018

 

 

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra realizou a Campanha “Setembro Amarelo”, visando à sensibilização ao suicídio e valorização da vida.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, assim como os Centros de Atendimentos Psicossociais (CAPS), o Centro de Convivência e Cultura (CECO) e equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, participaram das atividades com rodas de conversas e distribuição de materiais informativos, bem como a divulgação do trabalho desenvolvido pelo Centro de Valorização a Vida (CVV) e o disque 188.

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. O objetivo é alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. “É importante falarmos sobre esse tema mesmo que seja doloroso. Temos que reconhecer o problema para prevenir o suicídio antes que a pessoa venha cometer o ato porque na verdade o suicida ele não quer se matar e sim esta querendo arrancar a dor da alma por viver muitas vezes na solidão entrando em um quadro depressivo”, enfatizou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Para a secretária de Assistência Social, Arlete Silva, “a prevenção é fundamental porque em Taboão da Serra mesmo com todo acolhimento dos diversos setores da prefeitura sempre tem alguém nos procurando para um aconselhamento ou acolhimento pelo fato de ter passado pela cabeça a intenção de se suicidar. Somente com políticas públicas voltadas pela valorização da vida é que vamos conseguir combater esse mal que assola a sociedade”.

Núcleo de Prevenção

Um Núcleo de Prevenção à Violência e Cultura de Paz, realiza um trabalho em rede para trabalhar questões relacionadas à violência. Entretanto o tema relacionado ao suicídio tem sido exaustivamente trabalhado em parceria com a rede, em reuniões mensais onde se discutem casos pontuais que demandam ações específicas de combate ao suicídio junto as Secretarias de Assistência Social, de Educação, de Esporte e de Saúde. “A campanha é importante porque entre as demandas que recebemos os números de suicídios são expressivos, por isso devemos olhar com atenção esse tema para desenvolvermos ações que visem à prevenção ao suicídio”, comentou a coordenadora do Núcleo de Prevenção, Lara C. M. de Sá Z. d´Almeida.

Ações de prevenção ao suicídio

Capacitação realizada pelas Dra. Maria Julia Kovács, Dra. Elaine Gomes dos Reis Alves e Dra. Nancy Vaiciunas, profissionais de referência nacional sobre o tema, para 150 profissionais da saúde e da rede municipal, aconteceu na TaboãoPrev, com o tema “Suicídio – Sabe Agir e Prevenir”.

A equipe de Saúde Mental realizou diversas ações durante o mês, como sensibilizações voltadas aos diretores das escolas municipais, aos coordenadores das escolas estaduais, profissionais da Assistência Social, ações com os alunos em escolas estaduais. Exposição de artes dos pacientes CAPS II e participantes do CECO, apresentação teatral de participantes do CAPS II, produção cultural dos adolescentes do CECO, como criação de poemas, músicas e vídeos eventos relacionados à valorização à vida.

No dia 25 de setembro aconteceu uma sensibilização com Elaine Macedo (voluntária do CVV) no CAPS II entre as equipes de saúde mental e Agentes Comunitários de Saúde

 

Comentários