Wanderley Bressan faz balanço dos 100 dias de sua gestão como secretário de Cultura de Taboão

Por Outro autor | 24/08/2018

Nomeado pelo prefeito Fernando Fernandes para o cargo de secretário de Cultura e Turismo, no dia 14 de maio de 2018, Wanderley Bressan tem coordenado na pasta, ao longo destes primeiros 100 dias de sua gestão, um trabalho de retomada de diálogo com os movimentos culturais, de transversalidade da política de cultura, visando sempre à democratização do acesso e inclusão social.

Promover o contato e o estreitamento das relações entre Secretaria de Cultura e coletivos culturais tem sido uma constante. “Um dos objetivos nossos é se aproximar e dar visibilidade para as manifestações culturais no município. Para isso, temos nos reunido com os principais coletivos de cultura da cidade, como os de Hip Hop, teatro, artistas e cultura popular. Outro aspecto importante foi à inserção de coletivos nas barracas do Quentão do Taboão, o que traz riqueza cultural ao evento e, ao mesmo tempo, auxilia a viabilidade financeira destes grupos”, contou o secretário, que afirmou também estar realizando um mapeamento completo dos coletivos da cidade. 

Medidas no sentido de ampliar o acesso aos serviços de cultura foram tomadas. As oficinas oferecidas pela Secretaria de Cultura aconteciam em quatro espaços: no CEMUR, CEPIM, Vale dos Pinheiros e Projeto Aparecendo. Atualmente, as oficinas da Escola Municipal de Bailado e da Cia Municipal de Teatro acontecem em dez locais: no CEMUR, CEPIM, Vale dos Pinheiros, Projeto Aparecendo, Espaço Multicultural do CSU, CAPS 2, CECO, UBS Jd. Record, Arena Multiuso e no Cras Monte Alegre. Há ainda uma previsão de que já em setembro, os sete CRAS, o Serviço de Medidas Socioeducativas, o Centro Pop e o Centro de Reabilitação Social do Jardim Vitória, tenham também as atividades da Cultura, numa parceria com a Secretaria de Assistência Social.

“Parcerias como esta com a Assistência Social reiteram nosso compromisso em realizar iniciativas de forma intersecretarial. Outra parceria nesse sentido que está sendo muito positiva é com a Secretaria de Saúde, em que oficinas de cultura são oferecidas para a rede de atendimento à saúde mental”, frisou Bressan. As iniciativas em conjunto não param por aí. Em parceria com a Secretaria de Esportes, 11 quadras da cidade oferecem aulas de Zumba. Com a Secretaria de Educação, cerca de 100 pessoas são beneficiadas com aulas de dança realizadas no Cemur com os alunos do Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual (CIADEV) e da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos.

Entre outros pontos de destaque nesses 100 dias estão à ocupação da Arena Multiuso como um espaço de realização de atividades culturais; renovação do convênio com a Associação Músicos do Futuro, que oferece ensino musical para centenas de taboanenses; contratação de novos professores para as atividades culturais, investimentos na reforma do Cemur e da Biblioteca Municipal, por exemplo; preparação para nova eleição do Conselho Municipal de Cultura, Fórum e Plano Municipal, além de uma reforma administrativa, visando dar maiores condições para os gestores dos equipamentos. 

Entre os eventos realizados no período, estão a Oficina Prêmio Culturas Populares, Samba de Bika, Festa Arraial da Cajec, Mostra de Artes Plásticas em parceria com a Faculdade Anhanguera, Faça Arte nas Férias, Yoga no Parque das Hortênsias, Projeto Dois Pra Lá, Dois Pra Cá, Dançando no Parque e muitos outros.

O secretário de Cultura tem também empreendido visitas ao Ministério da Cultura e à Secretaria estadual de cultura, com o objetivo de buscar para a cidade recursos federais e estaduais.

Vem por aí

A Secretaria de Cultura anunciou a realização da 1º Circuito de Arte e Cultura de Taboão da Serra, que acontecerá a partir do dia 1 de setembro. Confira a programação:

1ª Mostra de Dança Gospel – 1/9, às 16h, no CEMUR

Feira Taboafro – 8/9, da 12h às 18h no Parque das Hortênsias;

Samba da Serra – 9/9, da 12h as 22h no CEMUR;

Zumba Masterclass – 12/9, às 20h na Arena Multiuso;

Cia. Municipal de Teatro de Taboão da Serra – Apresentações teatrais dos grupos formados no Projeto de Teatro da Secretaria de Cultura de Taboão da Serra – 13/9, às 19h no CEMUR;

Divertissement – Apresentação de Ballet – da Escola de Bailado de Taboão da Serra – 14/9, às 19h30 no CEMUR;

Dans la Dance – Danças em Oficinas - da Escola de Bailado de Taboão da Serra – 15/9, em 3 sessões: às 10h, às 14h e às 19h no CEMUR;

Concerto da Orquestra Músicos do Futuro – 16/9, às 10h no CEMUR;

Dans la Dance – Danças em Oficinas - da Escola de Bailado de Taboão da Serra – 16/9,  em 2 sessões, às 14h e as 19h no CEMUR.

Comentários