Vereador André Egydio cria leis para beneficiar mães e bebês

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 5/08/2018

Na última sessão antes do recesso parlamentar, foram aprovados por unanimidade na Câmara de Taboão da Serra os projetos de lei 006/2018 (obrigatoriedade do teste da linguinha em recém-nascidos do município) e 008/2018 (institui a semana de incentivo ao aleitamento materno) de autoria do vereador André Egydio (PSDB).

Segundo o vereador, os projetos têm o principal objetivo de beneficiar as mães e bebês da cidade taboanense. "Acho que é uma responsabilidade de todos criar ações, divulgar informações e criar campanhas de conscientização que ajudem as mamães e os bebês. Ouvindo muitas mulheres e profissionais de saúde me motivaram a criar esses dois importantes projetos de leis", justificou.

Teste da Linguinha

Sobre o projeto de lei 006/2018, o vice-presidente da Câmara destaca que a realização do teste da linguinha em recém-nascidos é de grande importância para poder fazer diagnósticos precoces e se necessário fazer tratamentos adequados para corrigir problemas imediatos, como por exemplo de sucção na amamentação, deglutição, mastigação e fala.

"O teste da linguinha é um exame baseado num protocolo, que foi criado por uma fonoaudióloga da cidade de Brotas, Dra. Roberta Martinellia. O município paulista foi o primeiro do Brasil a realizar a avaliação pelo SUS. É um exame bem rápido, leva menos de cinco minutos e a ação ganhou projeção mundial pelos benefícios que proporciona", informou.

Semana de Incentivo a Amamentação

Já o projeto de lei 008/2018, que cria em Taboão da Serra a Semana de Incentivo a Amamentação, neste ano de 1º de agosto a 7 de agosto, segue a campanha realizada pela Organização Mundial e Ministério da Saúde. "A recomendação é que a mãe ofereça ao bebê só leite materno até os seis meses de vida. Acredito que é uma responsabilidade de todos nós divulgar os benefícios e a importância do aleitamento materno. Podemos destacar que o leite materno protege o bebê de infecções, reduz a mortalidade infantil, previne alergias, anemias e infecções respiratórias, ou seja, funciona como uma vacina", ressalta o vereador.

Para as mamães, reafirma o vereador, as vantagens destacadas são redução da depressão pós-parto, auxílio no controle da natalidade, efeito protetor contra câncer de mama e ovário, redução da mulher desenvolver diabetes tipo 2 após a gravidez, entre outros.

O vereador André Egydio afirmou que tem muitas mães que não tem acesso a esta informação, apesar de, na prática, muitos servidores da saúde de Taboão já instruíam pacientes antes da criação da lei e por isso destaca que é importante compartilhar as leis para que as mães e bebês sejam beneficiadas.

Comentários