Projeto da Educação leva alunos da rede municipal para conhecerem pontos históricos de Taboão

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 6/07/2018

Taboão da Serra valoriza a história de seu povo. Pensando nisso, a Secretaria de Educação criou o Projeto Conhecendo Minha Cidade, que leva os alunos da rede municipal de ensino para conhecer pontos históricos do município, com o objetivo de avaliar as mudanças e permanências destes locais.

Nos dias 12, 20 e 21 de junho, os alunos da EMEF Maria Alice Borges Ghion, dos quartos e quintos anos, foram conhecer a Praça do Samba, no Jardim Maria Rosa; a Praça Nicola Vivilechio, no centro; a divisa de Taboão da Serra com São Paulo; o Morro do Cristo, no Jardim Pazini e o Parque das Hortênsias.

De acordo com o secretário de Educação, professor João Medeiros, o projeto é um desdobramento do livro “Taboão da Serra: Profundas Raízes”, lançado em agosto de 2017. “Foi um trabalho árduo, porém gratificante, nós termos lançado este livro, que traz de forma muito rica a história do povo taboanense. E o projeto de levar os nossos alunos nos pontos históricos de Taboão foi um desdobramento do livro. É importante as crianças conhecerem e estudarem a cidade, pois elas também já são construtoras da nossa história”, disse o secretário.

Além disso, segundo as professoras e coordenadoras do projeto, Silvia Maria de Souza e Marlene Maria das Neves Pereira, antes das saídas pelos pontos da cidade, os alunos têm estudado em sala de aula o livro “Taboão da Serra: Profundas Raízes”. Elas explicaram também que o projeto ocorre, por enquanto, na EMEF Maria Alice Borges Ghion, mas que, possivelmente, será ampliado para outras escolas.

Para a aluna do 5º ano, Ana Clara Satoria, de 11 anos, a experiência foi muito válida. “Achei interessante a gente conseguir saber as origens da cidade. Não conhecia a Praça do Samba e nem o Morro do Cristo, por exemplo”, contou.

Arthur Ramos dos Santos, de 10 anos, também aprovou a atividade. “Eu também não conhecia alguns desses locais. Gostei muito de poder adquirir um conhecimento maior do meu município”, relatou o estudante.

Comentários