Funcionários de Taboão conhecem plano de carreira

Cerca de 400 funcionários participaram da 1a Audiência Pública do Plano de Carreira e Estatuto no Cemur, nesta sexta-feira, 17, em Taboão da Serra. Com ânimos exaltados os funcionários da cidade reivindicaram desde o início da apresentação do Plano de Carreira transparência e, além disso, mostraram-se insatisfeitos com as mudanças previstas no plano de carreira e estatuto.

“O princípio da discussão foi devido à redução da Licencia Prêmio de três para um mês. O Plano de Carreira e o Estatuto não foram apresentados para os funcionários. Brigamos para conseguir ter acesso a essas mudanças, para pode avaliar 100% se elas são favoráveis ou não ”, explicou Marcos Belange, funcionário afastado da Câmara Municipal da cidade.

Para os funcionários a votação não pode ser realizada, sem o conhecimento das propostas e do conteúdo do Plano de Carreira e Estatuto. “Esta votação não pode ser feita as escondidas, como muitos outros projetos. Estatuto não é como qualquer cartilha precisa de diversas reuniões para decidir o futuro dos funcionários que atende a prefeitura, com poucos benefícios e que não conta com o poder de compra”, argumentou uma funcionária durante a reivindicação.

Para a decisão do Plano de Carreira assim como do Estatuto, várias audiências públicas serão realizadas, juntamente com os vereadores, funcionários, jurídico e secretário de gestão de pessoas, Gilmar Leone. “Todas as propostas e reivindicações foram anotadas e serão levadas à administração. Hoje tivemos uma demonstração do plano, e a discussão será retomada em breve para que possamos finalizar esse processo. O funcionalismo irá participar ativamente deste processo”, afirmou Leone.

Carlos Oscar Lopes, coordenador de Projetos da Fundação Getúlio Vargas, deixou claro que o plano foi elaborado respeitando todos os critérios técnicos recomendados pela renomada instituição e que a discussão deve continuar a fim de que funcionários e administração cheguem ao entendimento.

Para o vereador, líder de Governo, Paulo Félix é inadmissível tanto os funcionários quanto os vereadores não receberam antecipadamente as propostas do Plano de Carreira e Estatuto e afirmou que a Câmara não votará escondido o projeto. “Não somos marionetes de ninguém e não vamos votar escondido porque nós somos dignos do Legislativo”, justificou

Os demais vereadores seguiram o tom da fala dos pares presentes. “Não estamos contra vocês e sim a favor. Faremos se for preciso uma reunião com vocês, para no momento da votação sabermos o que estamos votando”, finalizaram.

Por este ser o primeiro encontro a respeito do tema, o que foi apresentado não teve caráter deliberativo, ou seja, o plano ainda terá algumas etapas até ser apresentado ao Legislativo para aprovação, seja por decreto ou projeto de lei.

Estabelecer padrões e critérios para a evolução funcional, aplicar metodologia de reconhecimento por desempenho e qualificação dos funcionários e corrigir discrepâncias do atual regime, que está defasado, estes são os principais objetivos do Plano de Carreira e Estatuto dos Funcionários desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas a pedido da Prefeitura de Taboão da Serra.

O plano apresenta, entre outros tópicos, a proposta da evolução funcional que terá recursos previstos na Lei Orçamentária. Esse mecanismo garantirá que os servidores possam ascender de nível, seja vertical ou horizontalmente.

Participaram também do encontro a secretária de Negócios Jurídicos, Marta Fraga, o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, de Manutenção, Carlos Eduardo, de Educação, José Marcos dos Santos, da Fazenda, Maruzan Corado e os vereadores Paulo Félix, Cido da Yafarma, Carlos Andrade, Natal, Wagner Eckstein, Alexandre Depieri e o presidente da Câmara, Macário.

Sandra Cristina, do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Taboão da Serra e Edson Galina, presidente da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Taboão da Serra também representaram a categoria nas discussões.

Com colaboração de Marcelo Valladão – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Taboão da Serra

Comentários