Via Rápida Emprego inicia curso gratuito de qualificação no Parque Francisco Rizzo

Por Assessoria de Imprensa Prefeitura de Embu das Artes | 13/06/2018

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo traz mais uma vez o Via Rápida Emprego, programa que oferece cursos básicos de qualificação profissional. A carreta do Via Rápida estará no Pq. Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 390).

O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio. A cidade receberá o curso de Hospitalidade I e terá 60 vagas disponíveis. As aulas começam no dia 13/6 e vão até 10/07.

Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. É dada prioridade para candidatos que estejam desempregados, jovens matriculados no ensino médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã.

O programa oferece ainda 211 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de ocupação. As aulas são ministradas de segunda a sábado em 28 unidades móveis (carretas) que são estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador.

Os cursos são disponibilizados de acordo com as necessidades regionais, identificadas com base no sistema de levantamento desenvolvido pela Secretaria, que considera indicadores populacionais, de atividade econômica dos municípios, da movimentação de trabalhadores do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), entre outros. O programa já atendeu cerca de 220 mil pessoas. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Via Rápida.

Comentários