Prefeitura assina convênio com Mackenzie para formação continuada do ensino

Por Assessoria de Comunicação de Embu das Artes | 11/06/2018

Um convênio entre a Prefeitura de Embu das Artes e a Universidade Mackenzie, para o desenvolvimento da qualidade do ensino municipal, foi assinado pelo prefeito Ney Santos na sexta-feira (8/6), durante uma cerimônia conduzida pelo chefe de Gabinete, Marco Roberto, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu.

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, que visa a formação continuada dos servidores, o Mackenzie irá instrumentalizar os professores da rede municipal de ensino com sua experiência acadêmica, abrangendo os estudantes e suas famílias amparado em 3 eixos.

O primeiro eixo será a aplicação de cursos de formação para professores com o intuito de supri-los de conteúdo que vise atender as necessidades do alunos, melhorar o processo de ensino e aprendizagem, acompanhar, detectar e eliminar as dificuldades dos estudantes ou dar uma orientação adequada a eles.

No outro eixo, referente aos aspectos comportamentais e emocionais do aluno, o objetivo é munir o professor de conhecimentos para quele ele saiba identificar e manejar os problemas dos estudantes dentro da sala de aula, como também incentivar uma parceria entre escola e a família.

Por último, o movimento é direcionado às necessidades educacionais de crianças que possuem algum tipo de deficiência intelectual, transtorno (exemplo: autismo), dificuldade de aprendizagem, déficit de atenção e hiperatividade, que são realidades para as quais haverá uma formação bastante ampla.

Segundo a coordenadora geral da pós-graduação do Mackenzie, Maria Cristina Triguero, a programação do projeto é interdisciplinar, levando em conta os aspectos educacionais, neurobiológicos, clínico médico, psicológico, entre outros, entremeados em cada ação aplicada. 

“Alguns projetos específicos de teses de doutorado de alunos também irão ser desenvolvidos na rede, ora para avaliar ou para promover uma intervenção", disse Maria Cristina. "Outra ação interessante será a transferência de tecnologia para a rede de ensino, que consiste em desenvolver um sistema computadorizado para identificar e acompanhar as crianças em seus aspectos sociais, econômicos, de saúde e educacionais”, completou.

O prefeito Ney Santos destacou a credibilidade e a competência do Mackenzie para implantar esse projeto na rede. “Acredito que os servidores irão se motivar para se preparar e evoluir na carreira, o que demonstra que a nossa equipe da Secretaria está antenada com o avanço da nossa educação e próxima dos professores”, declarou.

Para o secretário de Educação, Pedro Ângelo, o projeto irá cumprir um bom papel para o professor que já está formado na sua graduação há um tempo, mas está distante da academia. “A ideia da parceria é aproximar toda a produção intelectual de uma grande universidade, com temas relevantes, para o dia a dia da sala de aula, aliando o conhecimento adquirido à sua prática cotidiana na escola”, disse ele. 

Pedro Ângelo também enfatizou o desenvolvimento do sistema informatizado com dados dos alunos, que pretende, a partir da escola, criar uma rede de proteção social aos estudantes, ou seja, interligar as informações da saúde, conselho tutelar e assistência social. “Por meio dele, teremos um perfil da criança, como desenvolvimento escolar e aspectos socioeconômicos e culturais, que poderão ser analisados por meio de relatórios, visando a necessidade do estudante”, finalizou. 

Outras autoridades presentes: especialista em genética química, Décio Brunoni, coordenador de engenharia da computação, Leandro Augusto da Silva (Universidade Mackenzie), vereadores Hugo Prado (presidente), Carlinhos do Embu, Daniboy, Júlio Campanha e  Doda Pinheiro e o presidente do Conselho do Fundeb Cristiano Ventura.

 

 

Comentários