Taboão da Serra celebra Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 28/05/2018

Centenas de pessoas participaram do evento em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que aconteceu no Centro de Convivência e Cultura (CECO), localizado no Parque das Hortênsias, no dia 18 de maio.

Os participantes do serviço da rede de Saúde Mental de Taboão da Serra participaram de oficinas de pintura, rodas de conversa, sarau e outras atividades. O evento contou também com uma apresentação dos jovens rappers PH e JP, que compuseram uma letra especialmente para a ocasião. “Estávamos passando aqui pelo Parque das Hortênsias há algum tempo, quando vimos o CECO. Achamos muito interessante e fomos tirar informações. Foi quando recebemos um convite para participar deste dia tão especial. E participamos mostrando a nossa arte, na luta contra os manicômios”, explicou à dupla.

Entre vários exemplos positivos, um que chamou atenção foi o de D. B. G, de 26 anos. Ela passou por alguns episódios de internação. Foi um tempo difícil, mas que abriu portas para um novo mundo, quando ela passou a fazer acompanhamento no CAPS II. Foi lá que ela descobriu um dom que estava adormecido: sua veia artística para a pintura. Durante o evento, ela expôs suas pinturas e conquistou a admiração do público. “Eu não conhecia este meu lado. No CAPS II eu recebi muito incentivo da equipe. Isso foi muito importante para mim. Eu comecei a descobrir este meu lado desenhando em folha de caderno”.

Presente à iniciativa, a secretária municipal de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, destacou o empenho da Prefeitura contra as internações manicomiais. “Estamos comemorando 30 anos da luta antimanicomial. Este evento e as nossas políticas públicas reiteram nosso posicionamento. Nós dizemos não a volta dos manicômios!”, ressaltou Raquel.

A coordenadora da Saúde Mental, Ana Lucia Comino Funari, ressaltou a importante estrutura que Taboão disponibiliza para a saúde mental. “Hoje tenho muito a agradecer a secretária Dra. Raquel e ao nosso prefeito Fernando Fernandes, pois nós temos uma equipe de saúde mental na atenção básica em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos CAPs - CAPi (Centro de Atendimento Psicossocial Infantil), CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), CAPS Álcool e Drogas e o CECO. Nossas políticas públicas tem por objetivo a inclusão. É por tudo isso que o nosso trabalho é referência na região dos mananciais”.

O Centro de Convivência e Cultura (CECO) está sob nova coordenação. Coordenado por Jane Salazar, o espaço tem por objetivo promover a inclusão, sendo aberto para a comunidade. A unidade conta com uma equipe de saúde e oferece oficinas de arte e cultura, por exemplo.

História da Luta Antimanicomial

O Dia Nacional da Luta contra os manicômios surgiu por conta do tratamento desumano e cruel que usuários do sistema de saúde mental no país recebiam. O Dia da Luta foi instituído após profissionais da saúde mental organizarem o manifesto público a favor do fim dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru, interior de São Paulo.

Comentários