Semana de Ambiente Saudável é aberta com tema Assédio Moral em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 14/12/2010

Uma palestra sobre Assédio Moral e Sexual no Trabalho deu início à Semana de Ambiente Saudável, realizada pela Autarquia Municipal de Saúde IS, com o apoio do Sindicato dos Funcionários Públicos do município, na última sexta-feira, 10 de dezembro, no Complexo Administrativo Norberto José da Costa.

“Com imensa satisfação que esta palestra dá inicio à Semana de Ambiente Saudável, que acontece de 13 a 17 de dezembro, em todas as unidades da nossa rede. Agradeço a presença de todos e desejo que apreciem estes eventos”, discursou a coordenadora de enfermagem, Karina Passos, durante a abertura do evento.

A palestra ministrada pela Dra. Helena Diniz reuniu funcionários de todas as áreas da saúde. Dra. Helena explicou os conceitos do assédio moral, que se trata de exposição dos trabalhadores a situações humilhantes, constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho, prevalecendo atitudes e condutas negativas dos chefes e colegas.

Além de destacar situações de assédio tanto moral quanto sexual, a palestra lembrou que a violência doméstica também é causada pelo ambiente profissional. “Temos que fazer com que o ambiente de trabalho seja bom, assim se melhora também o relacionamento em casa. O bom funcionário produz mais, o assédio diminui a produtividade por desestimular o assediado”, destacou.

Ao final da palestra, muitas dúvidas foram sanadas pela Dr. Helena. Ela fez um destaque incentivando a prática da denúncia, assim evitando que se formem novas vitimas do assédio moral e sexual no trabalho.

 

Comentários