Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Taboão da Serra inscreve 49 projetos em Congresso Estadual de Saúde

Por Juliana Ribeiro | 11/04/2018

senhora900

Divulgação

Profissionais de saúde de Taboão da Serra participarão, de 18 a 20 de abril, do 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que será sediado na cidade de Rio Claro. O município enviou quarenta e nove trabalhos para serem avaliados e que poderão ser apresentados na Mostra do evento, que é um dos mais aguardados deste ano. O Congresso tem como tema central “30 anos de SUS: Sustentabilidade para garantia do Direito à Saúde – Aumento do financiamento federal e estadual!”.

Cerca de 1500 participantes são esperados no evento organizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), que contará com a presença de importantes autoridades do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e dos municípios paulistas.

Eleita membro da diretoria do Cosems/SP, a secretaria de Saúde de Taboão da Serra Raquel Zaicaner explica que no congresso serão apresentados trabalhos importantes de cada município, em uma mostra de experiências exitosas. “cada município envia o material com experiências que considerem bacanas, que seja um trabalho diferente, com temas relacionados à saúde. Uma comissão avaliará se este pode ser apresentado ou não e, após um julgamento, os trabalhos escolhidos serão premiados”, ela diz.

Segundo Raquel, Taboão da Serra ganhou, em 2017, menção honrosa e apresentou, no total, 28 trabalhos, perdendo apenas para o município de Santos, que era a sede do congresso no ano anterior. “Desta vez enviamos 49 trabalhos, dos quais já foram aceitos 38. Nesta semana termina o julgamento e eu acredito que os 49 serão aprovados”, ela afirma.

Dentre os assuntos apresentados nos trabalhos enviados, quatro tratam da violência contra a mulher, três são sobre o CAPS e cinco deles enfatizam serviços de reabilitação. Raquel conta que, caso fosse uma das julgadoras e pudesse escolher, premiaria “O tempo de despertar”.

“Este é um trabalho executado pela Coordenadoria dos direitos da Mulher, que fala sobre o homem agressor e sobre a reincidência, que foi de 2%. Mais que isso, este movimento deu seqüência a criação de uma lei municipal, uma lei estadual e a criação da Patrulha Maria da Penha em nosso município”, ela diz e prossegue: “ Ou seja: Teve um desdobramento na sociedade, envolvendo os três poderes, além de inspirar várias cidades. Então, se eu fosse da comissão julgadora, daria um prêmio para este trabalho”, afirma Raquel.

Em Taboão da Serra, a saúde é levada a sério, segundo a secretária de saúde: “Nós temos um trabalho que é feito pela agente comunitária de saúde do Salete, com pacientes de saúde mental. Nós temos grupos de danças e caminhada, como forma de resgatar a saúde e recuperar a auto-estima. Além disso, firmamos parcerias com empresas do município e com o shopping, que nos abriu as portas para campanhas importantes, como de vacinação, câncer de mama, dengue, dente outras”.

Para Raquel, a participação neste congresso tem grande valor. “Eu considero muito importante porque desperta a motivação na equipe, fazendo com que reflitam sobre o trabalho que exercem e se sintam motivados a escrever sobre essa experiência adquirida, a organizar e a pensar sobre sua prática”.

Sobre a premiação, Raquel conclui “ Mesmo que não sejamos premiados, só esse movimento dos funcionários, o fato de se envolverem e de querer participar, de criar protocolos para acompanhar o trabalho o ano inteiro, tudo isso motiva a equipe e faz com que se sintam se construindo a política de saúde, não sendo só um executor, mas também um construtor”.

03/10/2018

Piquenique da inclusão acontece pela 1º vez em Embu

30/09/2018

Taboão conquista mais um prêmio no combate à tuberculose

 

As ações realizadas pela Secretaria de Sa

21/09/2018

Taboão da Serra atinge meta de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra divulgou o balanço final da Campanha de vacinação...

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.