Secretaria de Saúde abre inscrições para o curso de Cuidadores Informais

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 6/04/2018

A Secretaria de Saúde abriu inscrições para a décima turma do curso de Cuidadores Informais.

São 20 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 47885626. As aulas iniciam no próximo dia 10 de abril.  

Lançado em 2013, pelo prefeito Fernando Fernandes, o curso já formou 515 pessoas.  “A pessoa idosa requer um cuidado especial e muitas vezes a família ou a pessoa que cuida não está preparada para aquela situação”, comentou o prefeito Fernando Fernandes.

O curso surgiu depois que as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Econômico, por lidarem diretamente com os idosos, perceberam que os pacientes acamados precisam de uma atenção especial. “Estamos abrindo mais uma turma porque a procura pelo curso é grande. Um idoso ou a pessoa acamada dentro de casa faz com que os familiares tenham uma atenção redobrada”, enfatizou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

O objetivo desse curso é aprimorar a teoria e a prática dos ingressados que normalmente cuidam ou que pretendem atender idosos acamados, ou crianças e adultos que precisem de algum cuidado especial.

O curso

Dividido em seis módulos o curso aborda temas como: Senescência, Senilidade, Psicologia, Assistência Social, Enfermagem, Manuseio com curativo e higiene, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Nutrição, Farmacologia, Odontologia e Primeiros Socorros/SAMU. Os módulos ensinam exatamente como lidar com cada situação”, explicou Dra. Raquel.

Após o curso, os cuidadores ainda terão um suporte psicológico oferecido pela Coordenação de Saúde Mental, através de rodas de conversa e terapia em grupo.

Serviço

Curso de Cuidadores Informais

Inscrições pelo telefone: 47885626 (falar com Raquel)

Início das aulas: 10 de abril

Comentários