Taboão terá 10 horas de música em comemoração ao Dia Nacional do Forró

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 2/12/2010

No dia 12 de dezembro, domingo, a praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara vai receber um grande evento em comemoração ao Dia Nacional do Forró. Serão 10 horas consecutivas de música com os melhores artistas do gênero como Falamansa, Forró Capa de Jornal e Trio Virgulino. A festa é gratuita e terá início ás 13 horas. 

“A maratona do Forró é uma maneira de prestigiar essa importante tradição brasileira e a população nordestina que muito contribui com o desenvolvimento de São Paulo. Paulistas, nordestinos, brasileiros. Nosso povo é único e possui ricas manifestações culturais que devem ser preservadas”, salientou o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias, natural de Cabaceiras, na Paraíba.

De acordo com a Secretaria de Governo, são esperadas de 20 a 30 mil pessoas para o evento. “Não tinha lugar melhor para comemorar este dia, na praça que leva o nome do Rei do Baião, símbolo do forró. Já estamos organizando a estrutura para repetir o sucesso do São João e do Show da Independência”, explica o secretário de Governo, Ronaldo Dias.

Dia Nacional do Forró
O Dia Nacional do Forró, dia 13 de dezembro, foi instituído em 2005 pelo presidente Lula. A data é uma homenagem ao dia do nascimento do maior sanfoneiro que o Brasil conheceu, Luiz Gonzaga. Asa Branca, do folclore nordestino, tornou-se um verdadeiro hino por um Brasil sem injustiças, graças ao seu talento. Respeita Januário, Vem Morena, Juazeiro, Assum Preto, Baião, Sabiá e Cintura Fina são algumas das outras músicas consagradas pela genialidade da sanfona que Gonzagão tocou.

Sobre o Forró
O forró faz parte da história brasileira. É um ritmo envolvente. Inicialmente, típico dos festejos juninos, tornou-se hoje numa dança comum em todo o País independentemente da época. No forró, as pessoas dançam agarradinhas e se deixam envolver pelas emoções que só ele proporciona.O nome forró segundo o folclorista Câmara Cascudo deriva de forrobodó, expressão que significa divertimento pagodeiro. Com as suas raízes no Nordeste, não se sabe ao certo como, onde e quando ele apareceu. Mas, com certeza, ele chegou a São Paulo e aos demais estados do Sudeste e do Sul por intermédio de Luiz Gonzaga, por volta dos anos 40.

Confira todas as atrações:

 •  Forró Chamego Total
 • Forró Capa de Jornal
 • Forrozão Quero Mais
 • Forró Menina Descarada
 • Buzão do Forró
 • Trio Virgulino
 • Robério dos Teclados
 • Falamansa

Serviço: 
Maratona do Forró em Taboão da Serra
Local: Praça Luiz Gonzaga – Taboão da Serra
Data: 12 de dezembro - domingo
Horário: Das 13h às 23h
Entrada Gratuita

Por Nely Rossany

Comentários