CEM em Itapecerica recebe Campanha Fique Sabendo - HIV

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 1/12/2010

A Autarquia Municipal de Saúde- IS realizou no último final de semana, 27 e 28 de novembro, a Campanha Fique Sabendo, no Centro de Especialidades Municipais – CEM. Durante esses dois dias os munícipes puderam realizar o TRD – Teste Rápido Diagnóstico anti-HIV gratuito.

O TRD tem resultado na hora e os pacientes recebem o pós-teste, uma orientação com psicólogas reforçando quanto à prevenção e outras orientações sobre as DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis. O CEM realizou aproximadamente mil testes nos dois dias.

“Essa campanha é uma chamada para se falar em prevenção, porque tem muita gente que é soro-positivo e não sabe, pois esse é um vírus de ação lenta que não apresenta reação nenhuma. Quando aparecem os sintomas e sinais já é a AIDS”, destacou Dr. João Salemi Neto, do CEM. 

A Campanha Fique Sabendo teve inicio no dia 16 de novembro e segue até o dia 1 de dezembro, com expectativa de realizar seis mil coletas. No ano passado Itapecerica da Serra colheu 3.208 testes, mais do que todas as cidades vizinhas que fazem parte da área de mananciais e da Rota dos Bandeirantes. Esse ano a estimativa é colher 33,3% a mais que o ano passado.

A AIDS ainda não tem cura, mas tem tratamento. Quem tem HIV e não sabe, além de não se cuidar, pode transmitir o vírus involuntariamente. É importante diferenciar o que é ser soro-positivo e o que é ter AIDS. Quem tem AIDS é um soro-positivo, só que nem todo soro-positivo tem AIDS.

Quando alguém tem AIDS, o HIV destrói as células da defesa do corpo, o organismo enfraquece e as doenças oportunistas podem se manifestar. É importante também ressaltar a realização do pré-natal que as gestantes devem seguir, e se possível até mesmo um pré-concepcional, diminuindo assim o impacto causado por essa doença.

O CEM realiza palestras durante todo o ano, as terças e quintas-feiras, às 9 horas, no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento. Após as palestras, são realizados testes anti-HIV, VDRL - Sífilis e Hepatite B e C, além de fornecer mensalmente preservativos.  Mais informações pelo Dique AIDS (11) 4666-5122.

Comentários