Itapecericano que brilhou na São Silvestre volta a correr e busca patrocínio

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 1/02/2018

Em 1995, um morador de Itapecerica da Serra, então patrocinado pelo Clube Delfim Verde, percorreu os 15 km da Corrida de São Silvestre em 45 minutos e 51 segundos. A performance o colocou na 21ª colocação no geral, o 11º entre os brasileiros, numa prova que ficou especialmente famosa pelo vencedor, o queniano Paul Tergat, cravar o recorde da corrida até hoje.

Quem conquistou esse feito foi Edson Rocha Vanderley, 53 anos, natural de Sergipe, morador de Itapecerica da Serra há 34 anos. “Com esse tempo (45 minutos e 51 segundos), hoje em dia eu estaria entre os cinco primeiros da São Silvestre”, conta o atleta.

Após correr por mais de dez anos, em que contabilizou outros importantes resultados, como o lugar mais alto do pódio na meia maratona de Itapira, 21 km, em 1993, e o 3º lugar na Prova principal de Cuiabá, no mesmo ano; Edson decidiu dar uma pausa de dois anos, que acabaram virando 17.

No ano passado, após alguns ensaios, o itapecericano decidiu voltar a treinar forte e competir. Com seu talento, os resultados não demoraram a chegar. Neste mês de janeiro, participou de três provas, conseguindo ótimos índices. Edson Rocha ficou com a 47ª posição entre os 2663 competidores do XXI Troféu Cidade de São Paulo Carrefour, prova de 10km em comemoração ao aniversário da capital paulista, dia 25. Na categoria 50 – 55 anos, terminou com a 2ª colocação.

No dia 21, Edson venceu a categoria 50 – 59 anos da corrida Runfaster, em Taboão da Serra, e terminou em 16º no geral entre 222 participantes. Já na Corrida da Paz, disputada na mesma cidade, no último dia 14, fez os 5 km em 17 minutos e 44 segundos, o que lhe garantiu a 28º colocação entre 268 corredores.

Para melhorar seus índices e voltar a frequentar o pódio nas corridas pelo Brasil, Edson está em busca de patrocínio. No passado, já disputou provas pelo São Paulo, Corinthians, Clube Cosmopolitano, além do Delfim Verde. “Quem está me ajudando atualmente são funcionários da Prefeitura. Estou atrás de patrocínio, pois tenho muitas competições pela frente”. O apoio é importante para bancar custos como inscrição e transporte.

Os próximos desafios do atleta são: Corrida da Folia em Taboão da Serra, dias 11 e 18 de fevereiro; Corrida de Franca, 11 de março; e Volta da Ilha, em Florianópolis, dia 7 de abril. O corredor garante que a partir deste ano vai voltar a participar da São Silvestre também, principal maratona do País.

Funcionário da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Itapecerica da Serra há cinco anos, Edson Rocha Vanderley é morador do Jardim Sampaio e treina diariamente no Campo de Futebol do bairro e na Rodovia Régis Bittencourt.

Comentários