Sistema de Pré-Embarque vai reduzir em até 13 minutos entrada nos ônibus

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 26/01/2018

Uma das principais queixas dos usuários do transporte público de Taboão da Serra está para ser sanada. Já está em operação, em caráter experimental, a primeira Estação de Pré-Embarque do município, mecanismo eficiente capaz de praticamente zerar o tempo de espera em pontos das linhas que atendem a cidade.

O equipamento passou a funcionar na tarde de segunda-feira, 22, no ponto de ônibus em frente ao Shopping Taboão. “Todos aqui presentes recepcionaram com muito entusiasmo a inovação que trouxemos para facilitar a rotina deles”, comentou o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Dr. Gerson Brito.

Estações de Pré-Embarque são mini terminais onde os usuários do transporte coletivo pagam a tarifa na estação, antes de embarcar no ônibus.  

A Estação de Pré-Embarque é fruto da parceria entre a Prefeitura e as concessionárias que operam o transporte púbico na cidade. “Agora com a implantação desse sistema esperamos reduzir os 15 minutos atuais de parada para embarque nos pontos para apenas dois minutos”, explicou Dr. Gerson Brito.

Estrutura e operação

Composta por duas catracas e dois validadores, a infraestrutura montada conta com cabine para acomodação de um operador, que é responsável pela validação da passagem. O mecanismo traz ainda gradis, que direcionam até o ônibus aqueles que já fizeram o pagamento, que, a princípio, será feito só com o bilhete.   

“Aqueles que forem pagar com dinheiro, poderão fazê-lo normalmente junto ao motorista, e terão acesso pela porta da frente”, explica o gerente de tráfego da Viação Pirajuçara Ltda, Maiquel Fradoloso. “Já os passageiros que optarem pelo pagamento com o bilhete, farão a entrada pelas portas traseiras”, complementa.

No decorrer dos próximos dias será aprimorado o Sistema de Pré-Embarque, quando serão aceitos também os pagamentos em dinheiro. As concessionárias estimam em 2.000 o número de passageiros por dia no ponto do shopping, quantitativo que pode ultrapassar os 5.000 aos fins de semana.  

“A iniciativa inédita vai facilitar muito a vida dos funcionários e frequentadores do shopping Taboão”, destacou o coordenador de operações do empreendimento, Wil de Oliveira.

O próximo local a receber os benefícios do Sistema de Pré-Embarque será é o ponto final dos circulares, na rua João Santucci, Largo do Taboão.

 

Comentários