Câmara Municipal de Taboão da Serra entrega Medalha Zumbi dos Palmares

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 1/12/2017

Aconteceu no último sábado, 25, a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares. A honraria é uma iniciativa da Câmara Municipal de Taboão da Serra e um reconhecimento a moradores e ativistas que trabalham pela valorização da cultura afrodescendente, pela igualdade racial e pelo fim do preconceito e do racismo.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Joice Silva, falou sobre a importância da Medalha. “Esse é um reconhecimento do Poder Público a todos aqueles, homens e mulheres, que realizam um trabalho em prol da cultura negra, que preservam as tradições, que lutam pela igualdade racial. Não é a cor da nossa pele que nos diferencia”, disse.

Essa foi a 5ª edição da Medalha Zumbi dos Palmares. Anteriormente a entrega era realizada pela Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) e neste ano a honraria foi oficializada pelo Poder Legislativo que indicou 26 nomes para receberem a medalha.

O coordenador do Cepir, Souza Santos, elogiou o evento e os nomes indicados pelos vereadores. “Realmente foi uma sessão muito bonita, muito emocionante. Todos os homenageados mereceram a indicação pelo trabalho de destaque, pelas suas histórias e suas lutas na causa”, garantiu.

A Câmara Municipal também homenageou Souza Santos com uma placa alusiva a data. “O trabalho da coordenadoria é muito importante na nossa cidade, promover a igualdade racial é uma luta de todos nós e conta com o apoio de todos os vereadores da nossa cidade. E é sempre importante lembrar que racismo é crime e deve ser punido com o rigor da lei”, afirmou Joice Silva.

O vereador André Egydio não participou da cerimônia por motivos de saúde, seus homenageados irão receber as medalhas em uma futura oportunidade.

Os homenageados

Binho da Saúde e Fernando Aparecido de Freitas – Alex Bodinho
José Carlos de Oliveira e Vagner Nunes Ferreira da Cruz – Dr. André Egydio
Rose Dorea e Heloísa Helena Barbosa – Eduardo Nóbrega
Juraci da Silva Leite e Franciléia Francisca dos Santos – Carlinhos do Leme
Lizete Maria da Costa Marques e Danielen da Silva Rangel – Érica Franquini
José Roberto da Silva e Luiz Fernando de Jesus – Johnatan Noventa
Edson Antônio da Silva e Divana Lopes da Rocha Ferreira – Joice Silva
Sidney Batista de Lima e Eduardo Alves – Cido
Edvaldo Gonçalves dos Santos e Marisa Caetano da Silva Reis – Marcos Paulo de Oliveira
Sérgio Eloy e Raimunda Cecília de Souza – Priscila Sampaio
Elis Silvestre dos Santos Monte Trindade de Souza e Yalorixá Rachel D’Oya – Rita de Cássia
Tula Pilar Ferreira e Dra. Maria Célia Benedito Mello – Dr. Ronaldo Onishi
Tomé Alves Mendonça Sobrinho e Josinéia do Nascimento Machado – Professor Moreira

Comentários