Caratecas de Taboão foram vice-campeãs no 81º Jogos Abertos do Interior 2017

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 30/11/2017

As caratecas taboanenses Deise Carvalho, Elaine Rabelo e Victoria Alves, alunas do sensei Manoel Carlos, que tem o apoio da Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Esportes e Lazer, foram vice-campeão na categoria Kata por equipe, do 81º Jogos Abertos do Interior 2017. A competição foi realizada nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires, nos dias 18 e 19 de novembro.

O secretário de Esportes e Lazer, Fabio Fernandes, parabenizou a autuação das caratecas e destacou a participação da prefeitura para a inclusão através do esporte. “Através dos projetos sociais desenvolvidos no município, conseguimos garantir a inclusão social de milhares de jovens e descobrir novos talentos para representar a cidade em torneios oficiais e federativos, com nível de seleção Paulista e Brasileira”, falou.

A cerimônia de abertura da competição aconteceu na última sexta-feira, 17, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo, com desfile de todos os municípios participantes. Já o encerramento do evento aconteceu neste domingo, 26, às 9h, no Complexo Esportivo no Pedro Dell’Antonia, em Santo André.

Esta é a primeira vez que a maior competição regional da América Latina aconteceu de forma conjunta. Organizada pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a competição teve como sedes São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires, com apoio de Rio Grande da Serra.

O torneio foi disputado na categoria Kata (seqüência de movimentos), divididas por idade (sub-8 a master), peso e cor da faixa, tanto no masculino quanto feminino. Neste ano, a equipe de Karatê de Taboão da Serra, foi campeã Paulista, campeã do Zonal Brasileiro realizado em Vitória no Espirito Santo, segundo lugar no Arnold Classic e primeiro colocado nos Jogos Regionais em São Bernardo.

Para o coordenador de Artes Marciais, Manoel Carlos, conquistar a segunda colocação em uma das competições mais cobiçadas para atletas de qualquer modalidade significa que o trabalho está sendo bem desenvolvido. “Neste ano, tivemos grandes conquistas e nos Jogos Abertos conseguimos nos manter entre os melhores”, disse.

Os Jogos Abertos do Interior foram criados em 1936 e surgiram com o nome de Campeonato Aberto do Interior. Este ano, participam aproximadamente 12 mil atletas de quase 200 cidades paulistas.  A competição é conhecida por revelar atletas de ponta como Hugo Hoyama (Tênis de Mesa- São Bernardo do Campo), Fabiana Murer (Vara-São Caetano do Sul), Edinanci Silva (Judô- São Caetano do Sul) e André Heller (Vôlei-Suzano).

Até esta 81ª edição do torneio, somente nove municípios conquistaram o título. O maior campeão é Santos, com 26 títulos; seguido por São Caetano do Sul, com 16; e Santo André, com 12. E a cidade que mais vezes conquistou o segundo lugar foi Campinas, com 18 vice-campeonatos. Santos também é a cidade que mais vezes sediou a competição, com oito edições, em segundo Ribeirão Preto, com cinco.

 

Comentários