Observatório Itinerante da Empregabilidade é lançado em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 6/10/2017

A Prefeitura de Embu das Artes lançou na quinta-feira (5/10) o “1º Observatório Itinerante da Empregabilidade”, promovendo palestras e uma dinâmica em grupo na Associação de Amigos do Jd. São Marcos com 2 turmas - compostas por 30 pessoas cada (manhã e tarde) - oferecendo atividades que envolveram moradores da comunidade que buscam uma evolução profissional. Essa vivência faz parte de uma das etapas desse projeto realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego.

O objetivo do Observatório é percorrer 9 regiões do município para produzir um diagnóstico da população, detectando dados como o nível de desemprego, período sem trabalho, qualificações, profissões disponíveis, habilidades, competências e aspirações. A primeira experiência ocorreu nos bairros S. Francisco, São Marcos e Colégio, locais que foram mapeados durante 4 semanas por meio da coleta de informações, conversas, reuniões e estudos.

A partir do diagnóstico, serão efetuados encontros com os munícipes para estimular o cadastramento em cursos gratuitos de capacitação, o empreendedorismo, o desenvolvimento da capacidade profissional e ajustar as pessoas à realidade exigida nos processos seletivos das empresas para o preenchimento de vagas, além de fortalecer os vínculos e atividades de associações comunitárias, como aconteceu nesse primeiro contato na Associação São Marcos.

“Percebemos que as empresas da cidade têm dificuldades de encontrar mão de obra qualificada entre os que moram em Embu das Artes, apelando, muitas vezes, para a busca de profissionais fora daqui. Mas a lógica do projeto é inversa, pois intencionamos preparar as pessoas para se sobressaírem nas concorrências de ofertas de emprego que surgirem, o que é mais fácil de dar certo”, declarou o secretário da pasta, Paulo Vicente dos Reis, justificando o porquê da criação do Observatório.

O presidente da Associação São Marcos, Dedé, exaltou o curso como uma oportunidade de melhorar os conhecimentos e ampliar as chances de conseguir um trabalho: “Estávamos precisando de uma Secretaria como essa na cidade, que se empenha em articular com as empresas e auxiliar a população em suas necessidades profissionais”.

Estudar, empreender e crescer

Visando melhorar a performance de quem busca oportunidades no mercado de trabalho, os coordenadores da pasta expuseram conceitos, ideias e dicas sobre apresentação pessoal, adequação de vestimentas para seleção, postura física e elaboração de currículo.

Já a dinâmica consistiu em criar situações simuladas de entrevistas de emprego e dividir os alunos em grupos para virtualmente elaborarem um plano de negócio de uma microempresa a partir dos conhecimentos e habilidades pessoais. Essas experiências práticas puderam mostrar de forma simples e clara as possiblidades de aprimoramento e de empreender.

A próxima atuação do Observatório será realizada no Jd. da Luz. A rede de açougues Rei das Carnes apoiou os encontros.

Comentários