Programa Fila Zero: Saúde de Embu das Artes no caminho certo

Por Assessoria de Imprensa | 6/08/2017

O Programa Fila Zero foi lançado em julho deste ano, por intermédio de um contrato assinado com a Clinica São Bento, o projeto tem por objetivo zerar as filas de exames e consultas no município visando melhorar o atendimento aos pacientes, muitos deles que esperam há anos por um simples exame. A meta é zerar a fila de espera em três meses e após a fase inicial continuar com a manutenção. Atualmente, a demanda parada é de 27 mil pessoas, que esperam a mais de dois anos dependendo do exame solicitado.

O balanço divulgado pela Secretaria de Saúde aponta que na fase inicial foram realizados aproximadamente 500 agendamentos para exames e consultas na Clinica São Bento. Em apenas três dias foi zerada a fila de cardiologia com 40 atendimentos, além disso, uma das maiores demandas são os exames de ultrassom, e em pouco mais de 10 dias foram realizados 164 ultrassonografias dentre elas do: abdômen superior, abdômen total, mamas e transvaginal.

“São 27.558 pessoas que estão na fila para fazer algum exame há mais de dois anos. Entre dois e três anos é a média de pessoas que estavam esperando. A nossa meta não pode passar de três meses. É a Clínica São Bento particular que entrou por uma licitação, ela ganhou e além dos exames ela vai fazer algumas consultas, que está demorando na rede pública”, disse o prefeito Ney Santos.

Vale destacar que muitas guias se perderam dentro das unidades básicas de saúde durante os anos, dessa forma, os pacientes que ainda esperam pela realização dos exames e não receberam a ligação do agente de saúde deverão comparecer na unidade mais próxima de sua casa e aguardar a rápida marcação do exame.

Segundo o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, os exames serão realizados de segunda a segunda até às 22h. O contrato é de um ano e prevê também o atendimento das demandas regulares, incluindo algumas consultas. A partir deste mês de agosto, as especialidades serão ampliadas passando para 16 tipos de consultas e exames para serem realizados na Clínica São Bento.

Na prática esse convênio vai agilizar a marcação de consultas e realização de exames. De autoria do Presidente da Casa, Hugo Prado, com coparticipação dos vereadores Carlinhos do Embu, Bobilel e Joãozinho da Farmácia, foi aprovado o projeto nº35/2017, que autoriza a prefeitura a criar convênio com laboratórios e clínicas particulares, no intuito de zerar a lista de espera por exames médicos e ambulatoriais no município.

Comentários