Cursos gratuitos da Prefeitura de Taboão melhoram a vida da população

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/08/2017

Milhares de taboanenses, em um momento de crise econômica nacional, têm buscado capacitação profissional. Nesse sentido, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), oferece cursos de alta qualidade nas Escolas Municipais de Gastronomia, Construção Civil e Moda, Beleza e Estética.

Um exemplo disso se deu no término das turmas de Confeitaria e Cozinha Básica da Escola de Gastronomia, nos dias 17 e 25 de julho, respectivamente, onde tradicionalmente se realizam os desafios gastronômicos, vários alunos também relataram a importância das aulas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Marizan Macedo, de 59 anos, se inscreveu para o curso de Confeitaria para poder aprender as técnicas e com isso construir uma renda. Desempregada, hoje ela já consegue ganhar dinheiro vendendo bolos e doces. “Com o curso, já conquistei alguns clientes. Neste momento a minha renda vem desse trabalho”, contou a moradora do bairro do Intercap.

Outro exemplo é o da Sônia Aparecida, de 54 anos, aluna do curso de Cozinha. Com um espírito empreendedor, ela coloca em prática tudo o que aprendeu na Escola de Gastronomia para formar sua renda. “Já fiz, além do curso de Cozinha, também o de Confeitaria. Graças a estes dois cursos é que hoje ganho o meu dinheiro. Vendo marmitex, bolos e doces. Os meus clientes estão gostando muito do meu trabalho”, disse a moradora do Parque Laguna.

Desafios Gastronômicos

Ao fim de cada turma finalizada de Confeitaria e Cozinha Básica, a escola promove as tradicionais batalhas, que são as atividades finais dos cursos onde os alunos colocam em prática tudo o que aprenderam no decorrer do curso.

Divididos em grupos, os alunos apresentaram as receitas para uma banca composta por professores da Escola e convidados, tudo com a supervisão e orientação dos professores Miguel e Braulio.

Entre os convidados, a banca que avaliou os trabalhos da turma de Confeitaria, no dia 17 de julho, foi composta pelas secretárias Arlete Silva, de Assistência Social, e Laura Neves, de Desenvolvimento Econômico. Foram três receitas, sendo elas: Doçura de Ameixa, Naket Red e Bolo de Paçoca.

No dia 25 de julho, os convidados foram as secretárias Laura Neves, da SDE, Dra. Raquel Zaicaner, de Saúde, e Dra. Alexandra Cristina Pitol, que avaliaram a receita de bife a cavalo.

Os munícipes interessados em se inscrever em turmas futuras devem ser maiores de 16 anos, e procurar a Escola ou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apresentando cópias do RG, CPF e comprovante de residência no próprio nome. A Escola oferece cursos gratuitos nas áreas de Eventos, Bares e Restaurantes, Hotelaria, Gastronomia e Línguas Estrangeiras.

 

Serviço:

 


Escola de Gastronomia
Rua Joaquim Faustino de Camargo, 108 – Jardim São Paulo
Telefone: (11)4787-3764 / (11)4787-3811
 
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda
Rua Césario Dau, 535 – Jardim Maria Rosa
Telefone: (11)4788-7888

 

Comentários