Assistência Social de Taboão inicia Ação Inverno 2017

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 23/06/2017

A Secretaria Assistência Social e Cidadania, da Prefeitura de Taboão da Serra, já iniciou os trabalhos da Ação de Inverno 2017, que visa acolher e minimizar os efeitos do frio sobre as pessoas em situação de rua.

A pasta, com o auxílio da meteorologia, monitora continuamente as temperaturas. “Em situações de queda de temperatura, quando os termômetros marcam 15°C ou menos, o Serviço de Abordagem Social entra em ação. As equipes vão às ruas para resgatar e oferecer os serviços do Centro POP para os desabrigados”, explica a secretária de Assistência Social Arlete Silva.

O Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP) está localizado na região do Saint Moritz e oferece diversos serviços, como atendimento psicossocial e trabalhos voltados para a reabilitação social e reinserção familiar. No local é possível tomar banho, lavar roupas, se alimentar, além de pernoitar em uma cama confortável e quente. No período do inverno o serviço funciona inclusive aos sábados e domingos. Já o Serviço de Abordagem Social (SEAS), está ligado ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e que oferece, dentre outros serviços, ações para o fortalecimento de vínculos.

Os moradores de Taboão da Serra também podem participar da Ação de Inverno 2017. Ao identificar em dias frios qualquer pessoa em situação de rua, o cidadão pode entrar em contato com o Serviço de Abordagem Social, com o Centro POP ou mesmo com a Guarda Civil Municipal e solicitar auxílio.

Novas Ações

Os trabalhos com pessoas em situação de rua desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania através do Centro POP e do SEAS/CREAS são rotineiros e cotidianos. No entanto, neste período em que se aproxima o inverno, a prefeitura está implementando novas ações e serviços para a população em situação de rua.

No dia 8 de junho, por exemplo, a Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde imunizou 54 pessoas contra o vírus da gripe. Os vacinados são tanto pessoas atendidas pelo Centro POP e pela Associação do Corpo de Voluntários de Taboão da Serra (ACVTS) - que abriga e acolhe pessoas que desejam ser reintegradas às suas famílias e sociedade, quanto pessoas em situação de rua que ainda não aderiram aos serviços oferecidos pela Prefeitura.

Serviço:

Centro POP
Rua Felice Del Paggio, nº. 100, Vila Francisco Remeikis
Tel.: (11) 4135-3194.

SEAS/CREAS
Rua Milton Martins Moura, 100, Vila Francisco Remeikis
Tel.: (11) 4139-1105 e (11)4138-7155.

Secretaria da Assistência Social e Cidadania
Rua Luiz Carlos Ventura, 79, Jd. Mituzi
Tel.: (11) 4138-8040.

Guarda Civil Municipal – 153

 

Comentários