Prefeito Jorge Costa preside reunião do Consulti-RMSP com foco em Mineração

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 12/05/2017

O Conselho Consultivo (Consulti) da Sub-região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) organizou, na manhã do último dia 4 de maio, uma reunião na unidade do Centro de Indústrias do Estado de São Paulo de Cotia (Ciesp). O órgão é presidido pelo prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa.

O encontro teve como temas centrais de debate o Plano de Caracterização de Mineração e Adequação dos Planos Diretores Municipais, Plano Econômico dos Bens-Minerais como Fonte de Recuperação das Áreas Exploradoras e Plano de Controle Municipal e Autonomia dos Municípios.

Além do prefeito de Itapecerica da Serra e presidente do Consulti-RMSP, Jorge Costa, participaram do encontro o vice-prefeito Professor Paulinho Pereira; o vice-presidente do Consulti-RMSP e vereador de Taboão da Serra, José Aparecido Alves; o prefeito de Cotia, Rogério Cardoso Franco; o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Silveira Ramos; João Carlos Piscirilli Ramos (representando o prefeito de Embu das Artes, Claudinei Alves dos Santos); Jumara Bocatto (representando a prefeita de Embu-Guaçu, Maria Lucia da Silva Marques); Antonio Domingues da Paz (representando a Prefeitura de Juquitiba) e o diretor de Obras, Carlos Lago (representando o município de São Lourenço da Serra).

Aspectos como o controle e a fiscalização das áreas exploradoras e as condições de manejo ambiental; o estudo de solo realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); e os recursos a que as cidades têm direito caso estejam inseridas em áreas de exploração de minerais foram abordados ainda durante a reunião.

Fizeram parte do evento também José Jaime Sznelwer (Subsecretário de Mineração da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo); Brigida Sacramento (representando o sub-secretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita); e Marcio José Remédio (superintendente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM/Regional de São Paulo).

De acordo com o Conselho Consultivo, sete dos oito municípios que integram a sub-região Sudoeste desenvolvem algum tipo de atividade de extração mineral. A única exceção é Taboão da Serra.

Marcaram presença também no encontro o deputado estadual João Caramez; o presidente da Câmara Municipal de Vargem Grande Paulista, Djalma Lima de Oliveira; o superintendente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo – Conisud, Djalma Gonçalves de Almeida; José Roberto Barauna Filho (arquiteto representando a Prefeitura de Cotia); e os representantes da Ciesp de Cotia, Claudia Regina Papi (Gerente Regional), Ricardo Nishihara e Marisa Moreira.

Comentários