Cemitério de Embu e Taboão realizam missa campal no feriado de Finados
O Dia de Finados em Embu das Artes e Taboão da Serra vêm carregado de tradição durante todo o dia 2/11, terça-feira, no Cemitério dos Jesuítas, no Parque Pirajussara e Cemitério da Saudade. Em Taboão, o público esperado para visitar os seus entes queridos é de 50 mil pessoas, o horário para visitação é das 7 às 19 horas.
A Missa Campal nas cidades acontece às 10h. A estimativa é que 5 mil pessoas participe da tradicional missa que acontece todo o feriado de finados. Em Embu além da Missa Campal, às 10h, com o padre Pierre, da Paróquia Santa Tereza de Jesus e São João da Cruz, e do Culto Ecumênico, às 16h30, com pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular Jardim Santa Tereza, com coodernação do pastor Willians, uma equipe do Conselho Tutelar e um representante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) farão um trabalho de conscientização para que os adultos não solicitem o trabalho de crianças para cuidar dos túmulos.
Isso porque, muitas vezes por iniciativa das crianças e suas famílias, os pequenos enfeitam os túmulos antes mesmo de cobrarem das milhares de famílias que visitam os 7.500 jazigos, nos quais já foram enterrados mais de 30 mil corpos, na área de 20 mil m², do Cemitério dos Jesuítas, que está prestes a completar 30 anos – o primeiro registro é de 13/10/1982. Cuidar dos túmulos virou um grande negócio que a administração procura controlar, já que o Estatuto da Criança e do Adolescente não permite que isso ocorra. No Dia de Finados, as famílias dão caixinhas de R$ 5 para crianças e adolescentes, que cuidam em média dez túmulos. A média de visitantes no Dia de Finados é de 5 mil pessoas.
Com informações de Elke Lopes Muniz (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Embu)
