Sucateamento da Polícia Civil é constatado nas Seccionais de Osasco, Taboão da Serra e Carapicuíba

Por Outro autor | 17/04/2017

A Diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo esta promovendo uma série de visitas às delegacias seccionais do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo). Nesta segunda-feira (17/04/2017), foram visitadas as seccionais de Osasco, Taboão da Serra e Carapicuíba. A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Raquel Gallinati, conversou com os delegados sobre os principais temas que envolvem a classe nessas regiões. Foi constatada a falta de policiais nas três seccionais visitadas.

Em Osasco, onde deveriam atuar 643 policiais civis, apenas 460 cargos estão preenchidos, gerando um déficit de 237 policiais. A carreira com maior falta é a de escrivão de polícia (85 vagas não preenchidas), seguida pela de investigador (65 vagas). Faltam nove Delegados de Polícia nessa Seccional.

Já na Seccional de Taboão da Serra, as cidades de São Lourenço e Juquitiba contam apenas com um delegado, que acaba ficando sobrecarregado, praticamente em um plantão incessante, já que, em vez de descansar, fica disponível para ser acionado caso seja necessário, gerando jornada abusiva de trabalho. Nesta Seccional, deveriam atuar 556 policiais, mas conta apenas com 345, gerando déficit de 211 policiais. As carreiras com maior defasagem são a de escrivão (faltam 70) e de investigador (faltam 63).

O encontro com os Delegados da Seccional de Carapicuíba aconteceu na Delegacia de Barueri. Nesta região, três cidades têm apenas um delegado de polícia, que fazem jornadas abusivas de trabalho: Vargem Grande Paulista, Jandira e Pirapora do Bom Jesus. A Seccional deveria atuar com 865 policiais e possui apenas 473. Com isso, faltam 392 policiais civis nesta região. A carreira com maior defasagem é a de investigador (115), seguida da de escrivão (99). Faltam 13 delegados de polícia na Seccional.

Na próxima terça-feira (25/04/2017), o SINDPESP estará na Delegacia Seccional de Franco da Rocha, fechando as visitas nas seccionais do DEMACRO. “É importante que os colegas acompanhem o cronograma de visitas e estejam presentes quando o sindicato estiver na sua região, pois será um enorme prazer ouvi-los!”, diz Gallinati.

Comentários